A participação do Bento Gonçalves Futsal (BGF) na Liga Gaúcha de Futsal foi encerrada na noite de sábado, 6 de outubro. Já rebaixada matematicamente há duas rodadas, a equipe recebeu o Guarany (Espumoso) e deu adeus ao torneio estadual com derrota em atuação como mandante.

A partida foi realizada mais uma vez no Ginásio do Sest Senat, a casa do BGF nesta temporada. Por ser a última rodada, o confronto também significou a despedida do clube da Serra Gaúcha de seus torcedores em 2018.

Entretanto, o adversário da noite não viria a passeio para Bento Gonçalves, já que precisava vencer para confirmar a quinta posição e evitar confronto com um dos três primeiros colocados. E assim o fez ao vencer pelo placar de 7×3. Os gols do clube de Bento Gonçalves foram marcados por Biskui, Pacheco e Kévin.

Campanha pouco relevante

O Bento Gonçalves Futsal ficou com a segunda pior campanha da edição de 2018 da Liga Gaúcha de Futsal. Nas 22 rodadas disputadas pelos participantes, os bento-gonçalvenses venceram apenas dois jogos, empataram outros dois e foram derrotados nos restantes confrontos.

Devido à campanha, o BGF ficou com na 11ª posição. com 12% de aproveitamento e oito pontos apenas. A penúltima colocação significou o rebaixamento à Série Prata do futsal do Rio Grande do Sul. Além da equipe da Capital do Vinho, foi despromovida a AES (Sobradinho), última colocada com apenas dois pontos obtidos. A menos que ocorram desistências dos classificados para a elite da próxima temporada, os dois times precisarão lutar para retornar à Liga Gaúcha de 2019.

Os oito primeiros posicionados na tabela do campeonato estadual seguem para a segunda fase. A partir de 17 de outubro, serão iniciados as disputas das quartas de final. Em ordem, classificaram-se: ACBF, Atlântico, América, Assoeva, Guarany, Uruguaianense, Asif e Parobé Futsal. Os quatro primeiros possuem a vantagem de atuar como mandante no confronto de volta. O atual campeão da Liga Gaúcha de Futsal é a Assoeva, que após início conturbado foi dono de impressionante recuperação e está nas quartas de final.