Jogo de ida já tem data definida e será em Bento Gonçalves. A volta acontecerá em São Lourenço, casa do adversário, o ABF

No sábado, 26 de novembro, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) finalmente conheceu o seu adversário na final da Série Ouro de 2022. A Associação Brasil de Futsal (ABF), de São Lourenço do Sul, conseguiu a vaga após derrotar o União Independente, de São Sepé, na prorrogação do jogo de volta. A equipe da Capital do Vinho irá disputar um possível bicampeonato, enquanto o adversário tem a chance de conseguir o primeiro título do estadual.

Trajetória de Bento

O BGF já havia garantido sua presença na última etapa da competição no dia 11 deste mês, quando derrotou o UFSM, de Santa Maria, nas semifinais. A disputa foi acirrada, pois o clube do município da região central do estado foi o de melhor campanha na fase de grupos, enquanto o time de Bento ocupou a 5ª posição.
Apesar do posicionamento na classificação, o BGF vem, desde o começo, como um dos favoritos, pois é a equipe que detém o título de campeã de 2021. Nas eliminatórias, passou por Barcelona/Macléres e venceu nos dois jogos. Depois, já foi a vez do UFSM ser superado, com um empate em casa e uma vitória em Santa Maria.

Desde o começo da edição de 2022, o clube da Capital do Vinho passou por 13 jogos, vencendo em sete deles. Em outros quatro, acabou empatando, e em dois, sofreu com revés. O elenco atual do treinador Vaner Flores conta com um ataque efetivo, que conseguiu marcar 41 vezes. Pedro Henrique Poletto Razia, conhecido por Pedrinho, figura o top três de artilheiros do campeonato, com 14 gols registrados.

Foto: Divulgação

Último adversário

A ABF terminou sua participação nos grupos na 3ª posição, com apenas uma derrota, três empates e cinco vitórias. O clube de São Lourenço do Sul ameaça o título do BGF nessa final, por conta de algumas estatísticas que o colocam acima dos demais adversários da Série Ouro.

Segundo a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), o clube finalista é detentor do melhor ataque, com 68 gols, além de obter a maior média deles em partidas, 5,23. Nos últimos confrontos, nas quartas e semifinais, o clube conseguiu um placar elástico e outros com quase dez gols marcados.

Primeiro jogo

A FGFS já anotou a data e o horário da primeira partida da final. BGF e ABF irão se encontrar no dia 3 de dezembro, no próximo sábado, às 19h. A bola vai rolar na quadra do Ginásio Madecenter, no bairro Ouro Verde. O jogo não poderá ser realizado no Ginásio Municipal por conta de uma confusão com torcedores de Bento contra atletas do UFSM, na semifinal. Até o momento, a federação não confirmou o dia da grande decisão.