Ao todo, 14 atletas deram o pontapé inicial para a preparação visando a disputa da Série Ouro de 2023.

O Bento Gonçalves Futsal (BGF/AAPF) apresentou oficialmente o elenco à comunidade nesta terça-feira, 11 de abril, em evento realizado no Hotel Dall’Onder. Ao todo, 14 jogadores deram início às atividades dentro das quatro linhas no Ginásio Municipal Darcy Pozza visando a disputa da Série Ouro de 2023.
O clube, agora presidido por Bernardo Marini, manteve a espinha dorsal do time que foi vice-campeão da Série Ouro do ano passado. O BGF/AAPF efetuou, até o momento, uma contratação, e promoveu seis atletas das categorias de base da equipe da Associação Atlética Progresso Futsal (AAPF). No comando, o técnico Vaner Flores segue à frente do time para a atual temporada.
O presidente Bernardo comenta sobre o plantel. “Nunca escondi isso: sou muito fã do trabalho do Vaner, hoje o ídolo como treinador é o Vaner Flores. A forma de como trabalho é muito em questão do que aprendi com ele. Sabemos que vamos ter uma equipe competitiva, vamos conseguir galgar algo. Não digo maior, pois independente do que acontecer, vamos ter uma equipe competitiva”, pondera.
Conforme o mandatário, o objetivo do clube, além de alcançar novos patamares, é oportunizar atletas formados em Bento Gonçalves para o futsal profissional. Por isso, a equipe será formada novamente por uma mescla entre a experiência de atletas com vasta bagagem no clube e jovens promessas da modalidade.
Dentre os atletas, o BGF se reforçou com a chegada do ala Micael Bongiorno, o qual havia atuado no clube em 2012, quando o BGF foi a terceira força do Estado. Posteriormente, ingressou no futsal europeu e, agora, está retornando ao time comandado por Vaner Flores para 2023. “É uma felicidade voltar para esse time que abriu as portas para mim no futsal. É uma alegria disputar novamente a Série Ouro. Volto para o clube com mais experiência, com mais bagagem, tudo agrega e venho para somar, para ajudar esse time”, destaca Micael.
Na apresentação, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, esteve presente e ressaltou a importância do clube para levar o nome da cidade aos quatro cantos do Estado. “O projeto já é um sucesso. Com Alcindo Somensi (ex-presidente), o nosso técnico Vaner Flores, o BGF/AAPF já é uma sequência de sucesso, mas tenho certeza que com o Bernardo e sua juventude vão agregar mais ainda. Tenho certeza que a população de Bento vai ter orgulho do que vocês vão fazer dentro de quadra”, ressalta o prefeito.
O secretário de esportes do município, Eduardo Virissimo, tem boas expectativas para o ano do clube, o qual novamente vai levar consigo a bandeira de Bento na disputa da elite do futsal gaúcho. “O trabalho feito pelo Vaner Flores e pelo Alcindo Somensi levou o nome de Bento Gonçalves muitas vezes ao protagonismo. Vamos estar ao lado do BGF/AAPF mais uma vez, ao lado do presidente Bernardo, pois acreditamos no trabalho de cada um de vocês, acreditamos no técnico Vaner Flores e acreditamos em Bento Gonçalves”, comenta.
Além do poder público, também estiveram presentes na apresentação oficial do BGF/AAPF membros da diretoria e apoiadores do clube, que neste ano conta com o auxílio de empresas como Odontotop, Minas Brasil, Casa da Limpeza, Bauce Empreendimentos, Látero Fisioterapia, Movelpar, Barbearia Ágape, Unicesumar, DCA, Anderle Transportes e Genialflex.
O grupo de atletas vai treinar três dias por semana para se preparar para a disputa da Série Ouro de 2023, a qual inicia no dia 13 de maio. O BGF/AAPF estreia diante da AVGF, de Caxias do Sul, em Bento Gonçalves.

Confira o plantel que será comandado pelo técnico Vaner Flores:

Goleiros: Dani (remanescente), Henrique (remanescente) e João (base);
Alas: Alex (remanescente), Kevin (remanescente), Pedrinho (remanescente), Micael (ex-Sporting Luxemburgo), Gian (base), Giuliu (base), Lucas Janes (base) e Pedro Júnior (base);
Fixos: Bruno Reis (remanescente);
Pivôs: Nicolas (remanescente) e Augusto (base).
Comissão técnica – Técnico: Vaner Flores; Fisioterapeutas: Luan Carlos Baú e Marcel Zatt Alves; e Roupeiro: Marciano Paniizzi.