Nesta quinta-feira, 8 de setembro, os cenários econômicos futuros também foram abordados

Com objetivo de apoiar as diretrizes e planos de ação do MasterPlan do Bento+20, foram apresentados nesta quinta-feira, 8 de setembro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, a lista de planejamento das 12 câmaras técnicas: Inovação; Educação; Saúde; Segurança; Indústria; Comércio; Serviços; Turismo e Cultura; Urbanismo, Mobilidade Urbana e Infraestrutura; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Cidadania; e Desenvolvimento Rural. Nas quais possuem pautas que estão diretamente relacionadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Também foram tratadas as pautas sugeridas pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em apoio a qualificação profissional, inovação, infraestrutura, aeroclube de Bento Gonçalves, redução de produtos com substituição tributária, educação e incentivo ao turismo, à projetos esportivos e culturais.


O economista e colunista, Adelgides Stefenon, falou da importância da entrega das soluções elaboradas pelo Bento+20. “Hoje, entregamos a todos os candidatos radicados em Bento, a lista de melhorias para os próximos anos. Para que eles, caso eleitos, se comprometam a trabalhar em conjunto com toda a sociedade, buscando que essas pautas sejam realmente concretizadas. É um trabalho de planejamento e que facilita para os futuros deputados a trazer o melhor para a população”, relata.

Adelgides Stefenon


O projeto beneficia a comunidade de Bento Gonçalves , e os que o integram disponibilizaram seu tempo, expertise, vivências e experiências nos mais diversos campos de atuação do município. “Estamos construindo uma relação muito forte dentro de toda a sociedade. Pensando no futuro da cidade para 10, 15 e 20 anos, criamos o MasterPlan, um livro de 200 páginas que serve como modelo básico de desenvolvimento. O plano foi entregue a todos os prefeituráveis em 2020, para que eles tivessem a adesão ao trabalho de desenvolvimento do município. Todos eles, naquela época, firmaram compromisso com a gente”, conta.


O representante do Turismo e Cultura, Marcos Giordani, destaca como Bento trabalha muito bem o setor nas quatro estações. “Fortalecemos que as pessoas nos visitem em qualquer época do ano, pois não é só na Vindima que a cidade pode ser apreciada. Vemos isso muito bem durante o período das férias de julho, em que temos o inverno e procuram nosso município e região como destino”, ressalta.


Outra pauta abordada por essa câmara técnica foi a implantação do sistema de inteligência turística, tendo como exemplo o trabalho feito em Portugal, Espanha, França, entre outros. E assim, promover e apoiar os ecossistemas de inovação, tornando Bento uma cidade turística inteligente em todo seu conceito. “Recentemente, recebemos algumas pessoas da Espanha, que nos mostraram um sistema de coleta de lixos automatizado e que tem sensores, o caminhão só passa em alguns lugares quando tem uma determinada quantidade de resíduos naquelas lixeiras. Precisamos medir os dados e buscar inspiração de quem vêm para cá para mostrar essas tecnologias, implementar um monitoramento especifico para o turismo”, informa Giordani.


Stefenon também trouxe a economia do país em previsões que ele faz, desde 2011, nas colunas do Jornal Semanário. De acordo com ele, “o emprego é o maior índice, em minha opinião, que reflete a situação econômica de um país”.


Além disso, o economista pede aos bento-gonçalvenses que votem em pessoas do munício. “Vamos crer cada vez mais no Brasil, estamos aqui acreditando nos candidatos presentes e que, juntos, vamos desenvolver o futuro de Bento Gonçalves”, afirma.


Os candidatos estaduais presentes no evento foram: Rafael Fantin (PSD), Álvaro Becker (Podemos), Eduardo Pompermayer (União Brasil), Neri Mazzochin (PTB), Tatiana Martins (PSB), Juremir Carvalho (União Brasil) e Guilherme Pasin (Progressistas), que foi representado por Carlos José Perizzolo. E federais: Paulo Caleffi (PSD), José Gava (PDT), Paulo Mincarone Filho (PTB) e Débora Bibiano (Podemos), que foi representada por Alexandre Gomes Ribeiro. Letícia Bonassina (Republicanos) informou ontem, 9, que não pôde comparecer, mas que dará total apoio às pautas.