Em 2022, Bento Gonçalves garantiu, ao todo, 549 doações de sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). O número é a soma dos doadores encaminhados pelo Hospital Tacchini e as coletas realizadas nas quatro edições do Dia D realizadas durante o ano. 

Entre as doações realizadas diretamente na sede do Hemocs, 179 foram realizadas de forma voluntária a partir do agendamento realizado pelo Centro Transfusional do hospital bento-gonçalvense. O número foi alavancado a partir da mobilização de grupos formados por agentes das forças de segurança do município, como bombeiros, Polícia Civil, 6º BCom, Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito. Além dos voluntários, outros 78 doadores declararam estar repondo o estoque utilizado por algum paciente internado no Tacchini. 

Contudo, a maior parte das doações foram realizadas durante os eventos realizados em Bento Gonçalves. A primeira edição, realizada em 16 de março, registrou 79 doações. A segunda, dia 6 de julho, foram 67 bolsas coletadas. Durante a 3ª edição, em 28 de setembro, 76 pessoas conseguiram doar. Já na edição de Natal do Dia D, realizado dia 21 de dezembro, foram registradas 70 doações. 

Somadas, as doações realizadas em Bento Gonçalves chegam a 292. O número representa 53,18% do total de doações do ano. O Dia D é o resultado da parceria entre Hospital Tacchini e Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves. A expectativa é que em 2023, novas edições do evento sejam realizadas.  

“Os resultados do Dia D falam por si. Mas para realizarmos o evento, precisamos mobilizar espaço, materiais, transporte, equipes do Tacchini, da Secretaria de Saúde, além de negociarmos agenda do Hemocs. O Hemocentro é regional e atende os pedidos de 49 municípios. Parte deles também realiza seu próprio Dia D. Mas a contribuição que os bento-gonçalvenses estão dando a cada evento é muito boa. Preenchemos as vagas em todas as edições. Só temos a agradecer”, descreve a enfermeira do Centro Transfusional do Tacchini, Ana Paula Lemos. 

Como doar

O Hospital Tacchini não possui banco de sangue, mas sim uma agência transfusional. Ou seja, o espaço é preparado para realizar uma série de procedimentos, como transfusões ambulatoriais e de pacientes internados, mas não está apto a realizar coleta. Contudo, para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul. 

Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54)  3455-4333, ramal 1248, com Ana Paula.

Foto: Alexandre Brusa