Na próxima segunda, 24, comemora-se o Dia do Artista. Para esses profissionais que nasceram com um dom natural, Bento Gonçalves tem oportunidades para a expressão da arte.

De acordo com secretário de Cultura, Evandro Soares, o município tem 25 projetos culturais em fase de execução por conta de Editais do Fundo Municipal de Cultura. “Destes, alguns estão em andamento e outros solicitaram prorrogação de prazos por conta da pandemia e deverão ser retomados assim que as medidas de segurança sanitária permitirem”, revela. Segundo ele, o Conselho Municipal de Política Cultural, neste período, está finalizando a análise dos projetos inscritos no Edital 01/2020 – Cultura Gera Desenvolvimento. “O que significará um investimento de R$ 945 mil em pelo menos mais 34 projetos de artistas e profissionais da Cultura da nossa cidade”, explica.

O objetivo principal em executar as ações, segundo a Secretaria, é fomentar a cultura existente na cidade em seus diversos segmentos e diferentes manifestações, provocando assim o desenvolvimento da cadeira produtiva da cultura. “Valorizando bens simbólicos, produtos, a geração de emprego e renda e a transversalidade em diferentes aspectos da nossa comunidade. Como finalidade, os projetos visam a qualificação e formação, circulação de bens e serviços e produção de atividades artísticas e culturais”, afirma Soares.

O Hip Hop como arte

O Battle In The Cypher é um encontro de Hip Hop que acontece em vários locais do Brasil, como Santa Catarina e Paraíba. A rodada final ocorre na Capital do Vinho.

O participante ativo do projeto, Pedro Ramon Festa, relata que a programação no município é intensa. “Grande parte acontece na Casa Das Artes, mas também em escolas, muros da cidade, praça Vico Barbieri, Biblioteca Pública e Praça CEU”, destaca.

Por causa da pandemia, esse ano o encontro vai acontecer no YouTube (plataforma digital de exibição de vídeos). “As atividades serão gravadas e também vai ter uma programação interativa com batalhas, cyphers e algumas lives. Além disso, será grafitado um muro no bairro Santa Marta, respeitando espaços de distanciamento, onde será filmado o processo, e a edição fará parte da programação”, conclui Festa.

Final do Battle In The Cypher acontece em Bento Gonçalves
Foto: Divulgação, Bruna Ferreira