A Capital Nacional do Vinho também está na primeira colocação no ranking saúde (0,905) e em segundo lugar em educação (0,779). No bloco renda permanece em terceiro lugar (0,817). Todos índices apresentaram evolução positiva de acordo com o levantamento.  

Bento Gonçalves está, de novo, na liderança dos municípios que têm acima de 100 mil habitantes no ranking do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do Rio Grande do Sul. O indicador geral foi de 0,834, que coloca o município em primeiro lugar, segundo o estudo, como município com alto grau de desenvolvimento. A mesma classificação já foi alcançada em atingida em anos anteriores.  

O Idese é um termômetro do desenvolvimento do estado e municípios e leva em conta indicadores de renda, educação e saúde. Os dados divulgados, referentes ao ano de 2018, foram publicados na quarta-feira, 23. O estudo é realizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio do Departamento de Economia e Estatística (SPGG/DEE).

A Capital Nacional do Vinho também está na primeira colocação no ranking saúde (0,905) e em segundo lugar em educação (0,779). No bloco renda permanece em terceiro lugar (0,817). Todos índices apresentaram evolução positiva de acordo com o levantamento.  

Área da saúde

Entre os dados analisados no bloco saúde estão os itens Materno-Infantil, Condições Gerais e Longevidade. O município se destaca pelos cuidados na Atenção Básica, através de consultas especializadas, exames, atendimento multidisciplinar, cuidados no pré-natal masculino e feminino e alto índice de vacinação.

Além disso, é referência nos cuidados com a saúde do idoso, atendimento com especialistas, medicamentos disponíveis nas seis farmácias públicas e cobertura hospitalar. A Secretaria Municipal da Saúde trabalha na otimização dos recursos visando não só o aumento no número de atendimentos, mas também na qualidade.  

Área da educação

Na parte educacional os dados são relativos à Pré-Escola, Ensino Fundamental, Médio, e Educação Adulta. Nos últimos anos Bento teve crescimento de 75% na oferta de vagas na Educação Infantil, sendo que cinco novas escolas foram abertas – uma delas de tempo integral, na Zona Norte. E já está em construção nova escola de educação infantil no bairro Fátima, que irá comportar mais 120 vagas. 

Liderança

Desde 2013 Bento Gonçalves está na frente no ranking para os municípios acima de 100 mil habitantes. “Conquistamos esse resultado a partir de um trabalho baseado em indicadores, metas definidas e prioridades. Um trabalho qualificado realizado em prol da nossa população”, destaca o Prefeito Guilherme Pasin. 

Para lembrar

1 – Bento também figura entre as 15 cidades brasileiras menos desiguais, liderando em meio às cidades gaúchas com mais de 100 mil habitantes.

2 – O levantamento tornado público no início do mês pela Fundação Oswaldo Cruz observa renda, escolaridade e condições de domicílio de todos os 5.570 municípios do país.

3 – O Índice Brasileiro de Privação (IBP) busca avaliar os contrastes sociais nas mesmas realidades e orientar gestores públicos na definição de áreas estratégicas. 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo Parisotto