Anúncio foi feito pelo Comitê de Combate, em transmissão ao vivo

Reunidos no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira e a médica infectologista do Hospital Tacchini, Nicole Golin, anunciaram em transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, o primeiro caso positivo de coronavírus em Bento Gonçalves.

O paciente, de aproximadamente 60 anos, retornou de viagem ao Paraguai, na sexta-feira, 13, e foi entubado na noite desta terça-feira, 18, com fortes sintomas de falta de ar. Ele está na UTI do Hospital, em estado considerado grave pela equipe médica.

O secretário de Saúde informou que os exames foram realizados em laboratório particular, que o paciente já estava sendo tratado como suspeito e que ainda estão aguardando a confirmação oficial por parte do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado. “Já esperávamos que isso fosse acontecer. O que precisamos é agir com tranquilidade e muita organização para que tudo ocorra da melhor maneira”, disse.

Além disso, Siqueira salientou um caso, do qual ficaram sabendo através da mídia, de um paciente com a doença confirmada em Porto Alegre, que esteve apenas em Bento Gonçalves participando de um evento nos últimos dias, sem ter viajado para fora do país ou tido contato com alguém que esteve em viagem. “Já estamos buscando informações sobre esta pessoa, quem é, o que fez, para tomarmos ciência da situação”, frisou.

A coordenadora do setor de infectologia do Hospital Tacchini, Nicole Golin, informa que o paciente apresentou febre durante a viagem e já chegou à casa de saúde como suspeito. “Todos os cuidados possíveis foram tomados. Ele estava bem, mas apresentou uma piora significativa e está sob ventilação mecânica. É importante ressaltar que estamos trabalhando com toda a transparência. Recebemos o resultado há cerca de duas horas e estamos aqui, reunidos, para comunicar”, salientou.

Diante disso, o prefeito Guilherme Pasin enfatizou que o trabalho, que vinha sendo realizado em escala gradativa, avança mais um passo. “Muito do que foi recomendado no Decreto da segunda-feira, 16, agora se torna determinação. Atividades como bares, casas noturnas, academias e outros deverão fechados, após assinatura de Decreto Municipal que será publicado até o fim da tarde desta quarta-feira”, finalizou.