Cerca de 6% das crianças de educação infantil de Bento Gonçalves estão acima do peso, se comparados com a idade. Os números fazem parte do relatório divulgado pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Programa de Saúde na Escola (PSE) de 2016. Ainda, segundo os dados, 37% dos estudantes do ensino fundamental estão com excesso de peso, e destes, 21% já na faixa de obesidade.

De acordo com os dados do Sisvan sobre o consumo alimentar de crianças menores de dois anos do município, o consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos recheados e macarrão instantâneo registra alto índice.

Segundo a nutricionista e coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Fiorin, a introdução da alimentação complementar adequada e em tempo oportuno, é forte aliado para a criação de hábitos alimentares saudáveis. “Aqueles identificados com excesso de peso são orientados a buscar a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento com nutricionista, e outros profissionais da rede de saúde quando necessário”, aponta.