Segundo a Vigilância Ambiental, 2019 teve dois casos importados da doença na cidade, ao passo que 2020 ainda não há lançamento

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o número de casos de dengue no Brasil continua aumentando. De 2018 para 2019, segundo o Ministério da Saúde, o país já havia registrado um aumento de 488% no número de casos e, este ano, só nas primeiras 14 semanas, o país chegou a 525.381 casos prováveis e 181 mortes provocadas pela doença.

Em Bento Gonçalves, por sua vez, de acordo com registros do setor de Vigilância Ambiental, no primeiro semestre de 2019, houve dois casos importados de dengue. Já neste ano, ainda não há lançamento. Contudo, até o dia 30 de junho, foram encontrados 42 focos do Aedes aegypti nos bairros Borgo, Botafogo, Fátima, Cidade Alta, Ouro Verde, Santa Helena, Santa Marte e São Roque.

A zona norte (bairros São Roque, Zatt e Ouro Verde) e sul (Botafogo, Santa Rita, Pomarosa) da cidade são as regiões mais comuns de encontrar concentração do mosquito transmissor da dengue. “São locais onde são encontrados mais depósitos de água. Nelas, retornamos a cada dois meses para renovar o larvicida”, explica a coordenadora do setor, Analiz Zattera.

Ainda conforme ela, as ações de combate são realizadas pelos “trabalhos de levantamento de índice (visita nos imóveis para orientação e coleta de amostras de larvas) e inspeções em pontos estratégicos (locais de proliferação facilitada do mosquito, por exemplo, cemitérios)”, pontua.

Pulverização

Em janeiro deste ano, a prefeitura efetuou uma ação de pulverização de combate no bairro Botafogo. O inseticida é usado no combate ao mosquito na fase adulta na forma de “fumacê”. O larvicida pyriproxefen serve para eliminar o inseto na fase larval, inibindo o desenvolvimento das características adultas do inseto.

Medidas de prevenção

Entre as medidas, recomenda-se:
– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;
– Guardar garrafas vazias viradas para baixo, pneus sob abrigos;
– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises.

Foto: José Estefanon, divulgação