Bento Gonçalves atingiu a marca de 1.013.457 turistas no ano passado. A informação está presente no relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) nesta semana. O número, conforme o secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, demonstra a evolução tanto do turismo de negócios quanto no de lazer. “Os dados de 2014 mostram que a evolução planejada e a estrutura da cidade contribuem significativamente para o crescimento do turismo, sempre levando em consideração a qualidade do público-alvo”, acredita.

Quanto ao segmento de negócios, em 2014, foram sediados em Bento 1.326 eventos. O crescimento é de cerca de 20%, se comparado a 2013, e mais de 30%, se comparado a 2012. Os eventos, de porte pequeno, médio e grande, ocorreram nos seguintes espaços: Parque de Eventos (30), Espaços em hotéis (1.266) e Espaços alternativos (30). Só no Parque de Eventos, foi registrado um público de 296.210 pessoas.

Quanto aos roteiros mais procurados, o Vale dos Vinhedos se mantém no topo (294.966 visitantes), seguido do Vale do Rio das Antas (72.160), Caminhos de Pedra (62.531), Rota das Cantinas Históricas (15.564) e Rota Rural Encantos de Eulália (12.576). “Observamos um bom desempenho em todos os pontos. Destaque para a Rota Rural Encantos da Eulália que, com pouco mais de um ano de lançamento, já apresenta bom número”, comemora o Secretário. Demais roteiros e pontos isolados (Maria Fumaça, Parque Epopéia Italiana, Vinícola Aurora, Tour Via del Vino, City Tour Bento e Tour de Compras) atingiram 555 mil visitantes.

O número de produções audiovisuais também é significativo. Foram 11, de produtoras regionais e de outros Estados. Para Durante, a sétima arte tem trazido resultados positivos para o turismo. “Grandes destinos do mundo se tornaram conhecido após serem cenários de filme. A temática do vinho tem sido muito abordada pelo cinema. Temos essa característica aliada às paisagens incomparáveis e uma administração pública sempre disposta a apoiar produções”, enfatiza.

Para 2015, a meta é intensificar a promoção do município. “Nosso foco é a qualidade, e não a quantidade. Queremos garantir que este um milhão de pessoas que escolheram Bento para visitar voltem para suas cidades com o desejo de retornar, e que divulguem nosso nome como cidade de excelência em turismo”, destaca Durante. Além disso, conforme ele, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), junto a parceiros do setor privado, deve manter a divulgação da cidade em feiras nacionais de turismo. “Contamos com a qualidade do público destes eventos. São agentes e operadores de viagem e jornalistas do setor que estão, ano a ano, percebendo o potencial de Bento Gonçalves e por isso nos divulgam”, acredita.