Definitivamente, 2014 foi o ano do turismo para Bento Gonçalves. A cidade vive um momento único, com os hotéis tendo hospedagem acima da média e uma verdadeira invasão de turistas ao longo de todos os meses. Para fechar com chave de ouro o trabalho realizado, a Capital do Vinho foi premiada ontem à tarde pelo Ministério do Turismo, graças as suas ações de marketing. Bento Gonçalves (RS) foi a cidade brasileira que mais evoluiu em ações de Marketing e Promoção do destino, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014. A distinção foi recebida pelo secretário de Turismo Gilberto Durante.

A série histórica da pesquisa, que começou em 2008, avalia anualmente o nível de desenvolvimento de 65 destinos brasileiros considerados indutores do turismo regional. A pesquisa mede avanços em 13 variáveis relacionadas à atividade turística. A pontuação do município registrou avanço de 15,2 pontos no quesito Marketing e Promoção do Destino, o que fez a cidade subir da quinta para a quarta posição neste ranking. O resultado se deve, especialmente, à presença da cidade em cerca de 20 feiras do setor e à capacitação de mais de 300 agentes de turismo e operadoras de viagem. O município mantém ainda um site de divulgação dos seus atrativos e perfis promocionais nas redes sociais, além de distribui informativos eletrônicos para cerca de 22 mil contatos e disponibilizar um aplicativo gratuito para celulares com as principais informações turísticas da cidade.

De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o prêmio é uma forma de reconhecer o esforço da gestão pública em ações de valorização do turismo. “Promover a cidade, tendo como base a herança da população, seus costumes e sua arquitetura gera um ganho de imagem para o destino e para o país”, avalia. Segundo o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, o resultado é fruto de um trabalho focado nos roteiros de vinho da região, no turismo rural e no turismo cultural.

Outro quesito do Índice de Competitividade onde Bento Gonçalves se destacou foi Cooperação Regional, onde o município ocupa o primeiro lugar no ranking. O desempenho positivo foi conquistado graças à governança do Atuaserra, uma associação que reúne 24 prefeituras dos municípios vizinhos e 11 associações empresariais que trabalham com o objetivo de fomentar iniciativas e reconhecer as potencialidades turísticas locais.

O turismo de Bento Gonçalves obteve um aumento de 10% no número de visitantes desde a implantação de ações de marketing e promoção do destino e a realização de ações de cooperação regional na Região da Uva e Vinho. No Vale dos Vinhedos, o fluxo de turistas subiu de 248 mil pessoas em 2012 para 300 mil em 2013, um aumento superior a 20%.