Bento Gonçalves recebeu mais um lote com 450 doses de vacinas Pentavalente. Os imunobiológicos já estão disponíveis na Unidade Central e no Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), onde cada uma recebeu 125 doses.

Nas unidades de saúde dos bairros Licorsul, Santa Helena e São Roque, e na Zona Sul (Botafogo) serão disponibilizadas 50 vacinas em cada. No entanto, a comunidade só terá acesso a partir de sexta-feira, 24.

A vacina é obrigatória para bebês de dois (1ª dose), quatro (2ª dose) e aos seis meses de vida (3ª dose). A pentavalente é a combinação de cinco vacinas em uma só e imuniza contra doenças consideradas graves: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

As salas de vacinação nas unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h.

Entenda o motivo da falta de vacinas Pentavalente no país

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil compra a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), pois não existe laboratório produtor no país. Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mundo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura e Redação
Foto: Reprodução/Internet