O Programa Turismo Futuro Brasil, do Sebrae, vai selecionar 10 locais que receberão benefícios como assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e implementação de ações-chave para implementarem sua estratégia como DTI

Novamente Bento Gonçalves e a Serra Gaúcha estão sendo destaque entre os destinos para turismo no Rio Grande do Sul e a nível nacional. O Programa Turismo Futuro Brasil, do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), vai selecionar locais para serem agraciados com benefícios direcionados a melhorias turísticas.

Na segunda fase, apenas municípios da Serra continuam representando o Rio Grande do Sul, incluindo a Capital Nacional do Vinho, Gramado e Flores da Cunha. Também participaram da primeira fase outras cidades gaúchas, como Garibaldi, Veranópolis, Nova Petrópolis, Bagé, Encantado, Estrela Velha, Novo Hamburgo, Panambi, Pelotas, São Leopoldo, Torres e Três Coroas.

O analista de Articulação do Sebrae RS, Emerson Bittencourt Monteiro, realça que o programa tem como objetivo principal selecionar dez destinos turísticos, sendo dois de cada região do Brasil. “Os quais receberão assessoria personalizada para a elaboração de instrumentos de planejamento e implementação de ações-chave para sua estratégia como Destinos Turístico Inteligentes (DTI)”, explica.

Conforme Monteiro, a conceituação de DTI foi definida pela Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A.M.P (SEGITTUR), em 2013, como “um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes”, menciona.

O profissional do Sebrae RS salienta também que os municípios selecionados por meio do edital serão beneficiados com uma consultoria técnica que os apoiará na elaboração de produtos customizados. “Como elaboração, atualização ou aprimoramento de estratégia e instrumentos de planejamento para destinos turísticos inteligentes; delimitação de plano operacional para a implementação da estratégia desenhada; e apoio na execução de até duas ações-chave para o fortalecimento e consolidação desses métodos durante o período de vigência do apoio”, esclarece.

A Capital Nacional da Uva e do Vinho está selecionada para a segunda etapa classificatória do edital, junto a outros 78 destinos. “Caso selecionada, cuja divulgação ocorrerá na primeira quinzena de março, Bento Gonçalves poderá avançar enormemente no seu desenvolvimento turístico, sendo mais competitiva, atraente e inovadora, tanto para os visitantes como para os habitantes, sem tirar o foco e a importância da sustentabilidade e da acessibilidade”, considera Monteiro.

A visão do município

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, ressalta a importância de o município ter passado de fase no programa do Sebrae. “É uma importante evidência que Bento tem realizado uma gestão bastante profissional no setor turístico, já que são inúmeros os documentos comprobatórios sobre todo o setor”, reflete.

Caso Bento fique entre os dez escolhidos, Parisotto menciona que a cidade vai entrar oficialmente para o mapa dos destinos turísticos inteligentes do Brasil. “Isso, de imediato, nos trará suporte de consultorias que irão nos orientar e construir junto ao setor diretrizes para o seu futuro possibilitando incremento em nossa economia, sustentabilidade do segmento e reorganização das boas práticas relacionadas aos destinos inteligentes”, aponta.

Para ele, quanto mais a cidade estiver à frente em relação as tendências mundiais do turismo, maiores serão as possibilidades de visibilidade para o local. “Um exemplo claro foi quando Bento liderou o processo dos protocolos dos ambientes limpos e seguros no início da pandemia. Isso permitiu grande destaque nacional, tornando Bento uma referência em termos de ação relacionadas ao enfrentamento da covid-19”, acrescenta.

Além de ser uma forma de incentivo para que mais pessoas apostem no turismo do município, em um destino que é seguro para realização de aplicações financeiras, é também a consolidação das boas práticas de um município inteligente, segundo Parisotto. “Quem pretende investir saberá claramente quais os caminhos para já entrar para um setor que é organizado e com referências nessas ações”, conclui.