Nesta quinta-feira, 17 de março, a Prefeitura de Bento Gonçalves anunciou que o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) da cidade conta agora com uma viatura nova, de nível intermediário de atendimento, que será mais utilizada em suporte a ocorrências diárias envolvendo acidentes, por exemplo. A ideia é proporcionar maior agilidade, ainda que qualificado.

O novo sistema intermediário conta com equipamentos médicos e três socorristas, sendo um enfermeiro. Atualmente, a equipe do SAMU de Bento conta com 10 técnicos, 8 enfermeiros, 13 médicos e 14 condutores.

Melissa Bonato, coordenadora do SAMU, explica que essa novidade vem para atender os pacientes críticos na ausência do suporte avançado, já que consegue alinhar competência profissional e necssidade do paciente. “O suporte intermediário de vida visa suprir o vazio assistencial que existe entre os serviços básico e avançado, oferecendo maior resposta aos pacientes críticos. A viatura tem mais medicações e materiais complexos do que a básica, dando a possibilidade para procedimentos mais invasivos”, exemplifica.

Foto: Rodrigo De Marco