Cerca de 16% dos bento-gonçalvenses, o que representa pouco mais de 16,8 mil habitantes, praticaram alguma atividade física na quarta-feira, 27, durante a competição do Dia do Desafio. O evento consiste na disputa saudável entre cidades, que mobilizam a população para praticar, pelo menos, 15 minutos de exercícios. A Capital do Vinho disputou com a cidade de Charallave, no estado de Miranda, na Venezuela, que atingiu 14% população (pouco mais de 16,5 mil).

A notícia da vitória de Bento foi divulgada pelo portal do evento, na noite de quarta-feria. A Fecomécio administra o Serviço Social do Comércio (Sesc), organizador do Dia do Desafio. Em Bento, as atividades iniciaram ainda na madrugada, na Via Del Vino, com uma caminhada noturna, organizada pela Indiada Buena. Além disso, foram realizados, gratuitamente, os famosos aulões de dança e ginástica. Neste ano, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, trouxe o professor Adroaldo Pedroni, que ministrou uma aula de “Mixturado”, a novidade do momento nas academias de todo o país.

Entre as outras atrações, na Praça Vico Barbieri, um paredão de escalada e a prática de slack line também foram disponibilizadas à população. Para finalizar as atividades, às 15h, um telão foi montado na Via Del Vino para que a comunidade pudesse acompanhar e torcer pelo Brasil na Copa do Mundo.

Novidade da edição 2018

Uma novidade deste ano é o Desafio Social. As Unidades Sesc/Senac de todo o Estado arrecadaram calçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. O objetivo é de beneficiar crianças e incentivar a prática de esportes, os pares serão doados a instituições sociais da cidade.

Dia do Desafio

Criado em 1983 e realizado em todo o mundo, o Dia do Desafio é organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com as prefeituras. O evento consiste na disputa saudável entre cidades, que mobilizam a população para praticar, pelo menos, 15 minutos de exercícios.

Cidades da região

Bento e Farroupilha foram alguns dos municípios da região a conquistarem a vitória sobre a cidade concorrente. Garibaldi, Carlos Barbosa e Monte Belo do Sul foram derrotadas pelas suas concorrentes.

Bento Gonçalves (BRA): 16.806 participantes – 16% da população
Charallave (VEZ): 16.589 participantes – 16% da população

Farroupilha (BRA): 20.496 participantes – 32% da população
Moa (CUB): 22.506 participantes – 30% da população

Carlos Barbosa (BRA): 6.233 participantes – 25% da população
Cuerámaro (MEX): 9.820 participantes – 36% da população

Monte Belo do Sul (BRA): 260 participantes – 10% da população
Abatiá – PR (BRA): 1.833 participantes – 24% da população

Garibaldi (BRA): 5.210 participantes – 17% da população
Coronel Vivida – PR (BRA): 5.662 participantes – 26% da população