Atualmente, o local conta com apenas um titular, mas os demais chegarão para compor o regime de trabalho de 24h, todos os dias

Bento Gonçalves conta com quatro delegacias em funcionamento, a 1ª e a 2ª Delegacias de Polícia, que visam investigar os crimes ocorridos na cidade, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), que presta serviços policiais a um público específico, e a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que funciona em regime de plantão, servindo como porta de entrada para todas as ocorrências do município e região. Até então, todas possuíam um delegado responsável, entretanto, a DPPA terá quatro novos funcionários para o cargo.

A decisão para essa novidade veio do titular da Delegacia Regional da Serra, Augusto Cavalheiro Neto, que responde por todas as instituições da Polícia Civil dentro da região serrana do estado. Neto, desde que entrou no cargo, em maio deste ano, havia expressado seu desejo em modificar o funcionamento da DPPA de Bento Gonçalves. Ele quer reforçar o funcionamento do local, para além dos serviços que continuarão sendo prestados pelo titular, Fernando Cruz Alexandre.

Trabalho dos novos delegados

Atualmente, a Delegacia de Plantão da Capital Nacional do Vinho opera em prol não somente da cidade em que está situada, mas de outras ao redor. Durante o período de expediente, das 8h às 18h, cada delegado é responsável por sua delegacia, seja em Bento, Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul e afins. Toda via, ao fim do expediente, a DPPA segue funcionando, e todas ocorrências desses municípios, que não possuem um plantão próprio, vão parar aqui.

A DPPA de Bento fica em uma região central da cidade

Para que isso fosse possível, os titulares de todas as delegacias da região precisavam adotar um regime de sobreaviso, do qual toda a noite, e finais de semana, eles precisavam se revezar entre quem precisaria agir, caso necessário. Ao todo, o plantão de Bento atende cerca de 15 municípios da região. Com a chegada dos novos delegados, o sistema de trabalho será feito durante 24 horas corridas, para que possam descansar por 72h, até a chegada, novamente, do seu turno.

Antes da recente mudança, caso um crime acontecesse em Garibaldi, por exemplo, durante a madrugada, o plantonista da vez precisaria se deslocar de sua cidade para registrar o caso em Bento Gonçalves. Agora, com a mudança de Neto, sempre haverá um responsável especificamente para o local, agilizando assim os registros de boletim de ocorrência ou autos de prisão em flagrante. “Todos [recém-chegados] atuarão na DPPA de Bento, qualificando o serviço de plantão e acabando com o sobreaviso”, explica.

Quando eles chegam?

Conforme explica o delegado regional, dois delegados já chegaram à cidade, sendo eles Erickson Freitas, que vem de Alegrete, e Adriano Linhares, que sai de Porto Alegre. A outra delegada, que deverá chegar após o dia 25 de setembro, é a Maria Isabel Zerman, que já atuou no local recentemente. O quarto indivíduo deve se apresentar para o serviço após a formação de uma nova turma de delegados, o que ocorrerá em até seis meses.

Maria Isabel estava como titular da DPPA de Bento até outubro do ano passado, quando deixou o cargo para se apresentar na Delegacia de Plantão de Caxias do Sul. Agora, cerca de um ano após sua saída, ela regressa por opção própria. “Eu quero permanecer no plantão e aqui [Bento Gonçalves] eu estou em casa”, conta.

Fotos: Márcio Schinoff