A secretaria da Saúde de Bento Gonçalves informou a suspeita de dois casos de sarampo na cidade. A informação é de uma criança e uma mulher, vindos de outro estado com circulação do vírus, ou seja, considerados casos importados da doença. Como prevenção já foram tomadas as medidas de bloqueio, com a vacinação de contatos próximos. Na cidade, há mais de 30 anos não é registrado nenhum caso. A Campanha de Vacinação contra o sarampo nas unidades de saúde segue até o dia 13 de março. A primeira etapa tem como público-alvo crianças e adolescentes de cinco a 19 anos.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.  

Conforme a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Letícia Biasus os casos tem forte indício de apresentarem resultados positivos, pois possuem clínica compatível com Sarampo. “Os dois pacientes estão residindo há 15 dias em Bento Gonçalves, são provenientes de outro Estado, e um deles já estava doente quando saiu do seu Estado de origem. Ambos os casos não são vacinados. Por esta razão é importante todos atentarem para sua situação vacinal, e quem não for vacinado, ou esteja com dúvidas deverá procurar a Unidade Básica mais próxima e atualizar seu cartão de vacinas”, destaca.  

A mais efetiva forma de prevenção é a vacinação. Para ser considerada imunizada, a pessoa precisa ter o registro em caderneta  conforme esquema vacinal. A rede pública de saúde disponibiliza gratuitamente vacinas com componente sarampo (Dupla Viral/Tríplice Viral/ Tetra Viral) à população de 6 meses a 49 anos de idade e para todos profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar, independente da idade.  

O Rio Grande do Sul registra a confirmação de 105 casos de sarampo distribuídos em 13 municípios, até 07 de fevereiro. O resultado dos exames deve sair em 20 dias. 

São consideradas vacinadas:

– Pessoas de 12 meses a 29 anos que comprovem duas doses de vacina com componente sarampo;

– Pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose de vacina com componente sarampo;

– Profissionais de saúde, independente da idade, que comprovem duas doses de vacina tríplice viral.

Fonte: Redação com informações da Secretaria Municipal da Saúde.