Levantamento foi realizado após atualização do boletim epidemiológico desta terça-feira, 5 de maio; pacientes clinicamente curados chegam a 26

O Comitê de Atenção ao Coronavírus informou nesta terça-feira, 5 de maio, que o número de pacientes internados pela covid-19 em Bento Gonçalves chegou a 24 pessoas. Nas últimas 24 horas, o município registrou 11 novos casos, contabilizando, desde o início da pandemia, 156 pacientes infectados. Pacientes clinicamente curados chegam a 26.

Dos casos confirmados, sete permanecem internados na UTI do Hospital Tacchini, entre eles uma criança, 17 pacientes cumprem isolamento hospitalar e 102 continuam em casa em isolamento domiciliar. Casos curados chegaram a 26, o que representa 16,66% to total. Um paciente, morador de Bento Gonçalves segue internado em um hospital de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. No entanto, o caso é contabilizado no boletim da Capital do Vinho.

O novo número de casos representa um aumento de 7,58% em relação aos 145, anunciados na segunda-feira, 4 de maio.

Segundo as autoridades de saúde, se contabilizados somente as internações por coronavírus, o índice de ocupação de leitos de UTI em Bento Gonçalves está em 18,42%. Se somados casos suspeitos, o índice sobe para 36,84% de ocupação.

Mortes por coronavírus

Já o número de mortes por coronavírus no município permanece em três. Na segunda-feira, 4 de maio, um homem de 64 anos, que possuía histórico de comorbidades, morreu após ter seu quadro clínico agravado. Ele havia sido internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo, no dia 26 de abril e devido ao agravamento de seu quadro clínico, foi transferido ao Hospital Tacchini no dia 27 de abril. Outras dois registros foram confirmados: uma mulher de 80 anos e um homem de 73 anos.

Casos suspeitos

Bento Gonçalves registra, até o momento, 431 casos suspeitos de coronavírus. De acordo com o levantamento, sete pacientes, entre eles uma criança, permanecem internados na UTI do Hospital Tacchini. Outros oito continuam em isolamento hospitalar e 416 permanecem em isolamento domiciliar, por apresentarem sinais leves da doença.

Ambulatório de Campanha recebe, em média, 70 pacientes por dia

A estrutura montada junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo recebe, diariamente, pacientes com sintomas leves e moderados, como tosse, febre, calafrios, problemas respiratórios e coriza. No local, o paciente passa por uma triagem e é encaminhado para consulta com um médico, de acordo com a classificação de risco.

De acordo com o levantamento realizado pelo Semanário, no período de 1º a 6 de maio, o local recebeu, em média, 70 pacientes/dia. O complexo funciona 24 horas por dia, com equipes se revezando em três turnos. Só na segunda-feira, 5 de maio, foram 124 pacientes, número recorde desde o início dos trabalhos.

Complexo Hospitalar deve receber os primeiros pacientes ainda nesta semana

Entregue na semana passada para enfrentar a pandemia do coronavírus, o espaço reformado ao lado da UPA, graças ao esforço dos setores da indústria, comércio e outros segmentos da sociedade, além de voluntários, deve começar a receber pacientes ainda nesta semana. A obra amplia a oferta de vagas. No total, 40 leitos foram disponibilizados.

Infográfico: casos de Covid-19 na região

Leia também