Wine South America ocorre de 25 a 27 de setembro, nos pavilhões do Fundaparque. São esperadas mais de 250 marcas expositoras nacionais e estrangeiras

Bento Gonçalves será cenário da maior feira profissional do setor vitivinícola da América Latina, a Wine South America. Entre os dias 25 e 27 de setembro, a Capital Nacional do Vinho receberá compradores nacionais e internacionais, varejistas, distribuidores e outros profissionais dos mercados de vinhos, azeites e cachaças, de olho nas mais de 250 marcas expositoras.

Além da presença de 29 vinícolas com sede no município, Bento Gonçalves terá um estande da Secretaria de Turismo para divulgação dos roteiros de enoturismo. Entre os destaques está o principal destino no país do chamado turismo do vinho, o Vale dos Vinhedos. Outros roteiros como Caminhos de Pedra, Rota das Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas também serão apresentados no estande institucional, que ainda oferecerá degustação de vinhos e sucos das empresas bento-gonçalvenses.

Já está confirmada a participação dos principais players nacionais e de expositores de outros países, como África do Sul, Argentina, Áustria, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. A expectativa é superar as 250 marcas da primeira edição, em 2018, quando aproximadamente 6 mil compradores, importadores e distribuidores passaram pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Fundaparque). A principal feira profissional do setor na América Latina terá ainda estandes de cachaçarias e produtores de azeite de oliva.

Também serão realizadas rodadas de negócio com compradores de todos os estados brasileiros e internacionais, vindos da Bélgica, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Irlanda, Paraguai, Polônia, Reino Unido e Rússia, por meio de parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Concursos e masterclasses

Entre as principais novidades da edição deste ano é o concurso 10 Star Wines – Wine South America Awards, que vai premiar os melhores rótulos expostos no evento. Com curadoria da revista Prazeres da Mesa, cada empresa participante pôde inscrever até dois rótulos de seu portfólio entre as 10 categorias da premiação, que incluem nacionais e importados.  O anúncio oficial dos vencedores será realizado no primeiro dia do evento (25 de setembro), no pavilhão da Fundaparque. Os produtos ganhadores estarão expostos em local destacado durante o período da Wine South America.

Outro concurso, com curadoria da Embrapa Uva e Vinho, premiará os melhores sucos do Brasil, em três categorias: Suco de Uva 100%, Suco de Uva Integral e Suco de Uva Orgânico. O anúncio oficial dos vencedores será realizado também no primeiro dia da Wine South America, no auditório Wine Conference. Os sucos de uva ganhadores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento. Também será promovida, no dia 26, às 18h, uma masterclass com as bebidas vencedoras, no espaço Wine Tasting.

De 25 a 27 de setembro, os visitantes também poderão participar de atividades temáticas. Entre os destaques está a volta do Master of Wine britânico Alistair Cooper que apresentará a sua seleção de melhores vinhos e espumantes brasileiros. Outra atração é o painel com as empresas Wine.com e Evino, que falarão sobre e-commerce, um mercado que vem crescendo de forma rápida e consistente em todos os continentes.

A Wine South America contará, ainda, com degustações orientadas de vinhos brasileiros, em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Integram também a programação da feira masterclasses sobre o produto que levou a Argentina ao estrelato no mundo do vinho, o Malbec, e painéis sobre a produção vinícola do Uruguai, França, Itália e Portugal.

Avaliação Nacional de Vinhos      
Assim como ocorreu na primeira edição, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) é apoiadora da feira, já que o evento culmina com a Avaliação Nacional de Vinhos, realizada anualmente pela entidade no último sábado de setembro. Único do gênero no mundo, o evento carrega a força do vinho brasileiro, sua evolução e DNA. As amostras de oito regiões produtoras do país já foram degustadas às cegas por enólogos e o resultado será apresentado para o grande público no dia 28 de setembro, em Bento Gonçalves.

“A Wine South America chegou para fortalecer o que produzimos, como canal de ligação com o mercado, aproximando quem aprecia de quem elabora. Nossa bandeira é a dos vinhos brasileiros e, junto com a feira, esperamos poder levar os rótulos verde-amarelos para os quatro cantos do mundo”, reforça o enólogo Daniel Salvador, presidente da ABE.

Sobre a Wine South America       
Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa, a Wine South America tem todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.

Fonte e foto: Ascom Wine