Desse número, cerca de 20% já haviam visitado a cidade anteriormente e voltaram para mais uma viagem à lazer

A Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves recentemente divulgou os números relativos ao setor, no primeiro trimestre de 2022. O poder público considera como positivo os mais de 277 mil turistas quantificados, que passaram pela Capital Nacional do Vinho de janeiro a março. Desse número, cerca de 154 mil visitaram os atrativos da área urbana do município, enquanto 55 mil estiveram no Vale dos Vinhedos, 29 mil nos Caminhos de Pedra, 20 mil no Vale do Rio das Antas, 9 mil nas Cantinas Históricas e 7 mil no Encantos da Eulália.

Dentre os dados analisados pela pasta, a maioria são residentes no Rio Grande do Sul, que representam cerca de 34% das visitas. O segundo estado que mais acumula turistas em Bento é São Paulo, de onde 20% vieram. Na sequência vem Santa Catarina, com 13%, Paraná, 9%, e Rio de Janeiro, com 6%. Além desses, residentes de Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Espirito Santa também vêm à terra do vinho.

Grande parte dos visitantes são casais sem filhos, que somam os 38% do perfil de família. Apenas 1% dos turistas acabando viajando sozinhos por Bento. No meio da estatística ficam aqueles que viajam com amigos, 16%, ou são um casal com filhos, outros 16%. De todo esse público estudado, cerca de 20% já haviam visitado o município em outras ocasiões e regressaram à lazer.

Como novos turistas ouviram falar de Bento?

  • 22% propagandas de rádio;
  • 22% Portal de Turismo;
  • 16% Facebook;
  • 15% amigos;
  • 15% leituras em revistas de viagens e afins;
  • 4% aplicativo de turismo.

O secretario de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, projeta que neste ano o número de visitantes chegue próximo a 1,5 milhão. No último ano, o turismo chamou 1.483.678 visitantes para a cidade. “Acreditamos que a partir de agosto vamos ter um reequilíbrio nos números, pois o segundo semestre de 2021 foi muito além do esperado e completamente diferente de outros anos, estando acima da média em meses em que o fluxo não era tão grande” definiu.