Até o momento, município realizou pouco mais de 4,6 mil procedimentos; restante dos procedimentos deverá ocorrer após licitação para a compra de 15 mil testes

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o município de Bento Gonçalves já realizou mais de 4,6 mil testes para detectar a contaminação pela Covid-19 na população. Os procedimentos variam, de acordo com a situação dos pacientes com a suspeita para a doença. Para seguir com o sistema de macro-testagem, a prefeitura deve efetuar a compra de mais 15 mil testes, incluindo os da modalidade rápidos, PCR e Elisa. A meta é verificar aproximadamente 20 mil pessoas nos próximos meses, o que representa pouco mais de 16% da população.

Com mais de 1,7 mil contaminados, a cidade supera o índice de testagens, se comparados aos níveis nacionais. Até o fechamento desta matéria, pelo menos 4.607 pacientes já haviam sido submetidos aos procedimentos que ocorrem após o 10º dia de aparecimento dos primeiros sintomas. Com a chegada de mais 1,5 mil testes rápidos nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve seguir com o trabalho para mapear as situações locais.

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

Nos próximos dias, o município deverá abrir processo licitatório para a compra de 15 mil testes, que foram divididos em nas modalidades Rápidos, Elisa e PCRs. No entanto, ainda não há previsão para a chegada dos materiais. Conforme o prefeito e secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, a ampliação das testagens pode apresentar dados mais semelhantes à realidade. “Nós adotamos uma política diferente dos demais municípios, pois acreditamos que quanto mais testarmos mais reais serão os dados, melhor saberemos o comportamento do vírus. Só assim, podemos adotar estratégias de planejamento”, afirma.

De acordo com o coordenador médico da SMS, Marco Antônio Ebert, são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e demais pessoas monitoradas pela SMS, seguindo os protocolos estabelecidos. “Para que tenhamos resultados corretos e possamos oferecer o tratamento para estas pessoas temos que seguir um protocolo, e uma quantidade de dias correta para realização destes testes”, explica.

Até o momento pouco mais de 43,5% das confirmações de casos de coronavírus em Bento Gonçalves foram realizados através dos testes rápidos. Outros 46,5%, a infecção foi diagnosticada através de um exame laboratorial chamado PCR (polymerase chain reaction).