Faleceu nesta quarta-feira, 27, o empresário bento-gonçalvense, José Eugênio Farina, aos 95 anos. “Seu Farina” ou “Geninho” como era carinhosamente conhecido, era presidente consultivo do Grupo Todeschini. A informação foi confirmada através de nota da empresa.

Em nota, Farina deixa um legado de empreendedorismo, liderança, trabalho e respeito a todos que conviveram com ele. A causa da morte não foi divulgada.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Em breve, mais informações.

Em nota, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves lamentou o falecimento do empresário, destacando o espírito de liderança e gestor comunitário. “Um empreendedor nato, que fez muito por Bento Gonçalves, Farina se destacou por vencer adversidades e crescer, gerando oportunidades, emprego e renda”, afirma a nota.

O Prefeito Guilherme Pasin lamentou o falecimento e reforçou a importância da atuação empreendedora de Farina. “Com grande pesar recebi a informação do falecimento do empresário José Eugênio Farina. Geninho deixa um legado de contribuições com o desenvolvimento do município e região, evidenciando o empreendedorismo, liderança, trabalho e respeito a todos. Os sentimentos aos familiares e amigos. Nossa cidade perde não somente um empreendedor, mas uma figura singular em nossa história”, disse.

Biografia

Natural de Bento Gonçalves, iniciou sua vida profissional com apenas 12 anos, como balconista de uma farmácia. Ao longo dos anos, trabalhou num armazém de secos e molhados, como balconista numa agência de automóveis até chegar ao cargo de diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A, respectivamente.

Em 1971, ele adquiriu ações da Todeschini S/A, reconhecida como uma das mais proeminentes fabricantes de acordeões da América Latina, entretanto com o famoso instrumento já entrando em declínio comercial. Assim, direcionou sua ação para o mercado moveleiro. Após um incêndio que destruiu todas as instalações, iniciou uma caminhada rumo ao desenvolvimento e crescimento do mercado moveleiro brasileiro. Iniciava-se a fabricação de móveis componíveis. Atualmente, a Todeschini S/A é uma das maiores empresas do setor moveleiro, reconhecida internacionalmente, e atuando em diversos segmentos através de suas coligadas Italínea, Criare, Carraro, Avantti, Todesmade, Todesflor, Grato e Todescredi.

Farina também é reconhecido por sua contribuição comunitária. Durante sua trajetória, integrou diversas entidades empresariais e sociais, sendo presidente do CIC-BG, da Fenavinho, da Apae, do Conselho Administrativo do Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini, dentre tantas outras.

Foto: Ana Carolina Azevedo / Divulgação