Começou na última segunda-feira, 23, o 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), com o tema “Uma Só Saúde”.

Reunindo Secretários (as) Municipais de Saúde, técnicos das equipes de gestão dos municípios e profissionais da área de saúde, o objetivo do tradicional evento é debater estratégias de gestão pública no setor de Saúde, vigilância em saúde, uso de novas tecnologias e perspectivas para o futuro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a abertura oficial do evento, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, a Secretária de Saúde, Arita Bergmann, além de falar sobre as ações que o Estado vem desenvolvendo em relação à modernização da gestão pública em saúde, anunciou que essa semana está sendo feito o pagamento de mais de R$41 milhões a hospitais gaúchos, referente aos incentivos de fevereiro.

O Presidente do COSEMS/RS, Diego Espíndola, declarou estar feliz com os resultados do Congresso. “Não trouxemos apenas os Secretários, mas mais de 500 usuários do SUS para verem as dificuldades que os Secretários passam para montar toda uma estratégia de atendimento de urgência, de farmácia, da vigilância sanitária. Trouxemos os usuários para cá, para voltar aos 497 municípios sabendo o que estamos discutindo para o futuro da saúde dos gaúchos”, declara.

A edição desse ano acontece até quinta-feira, 25 e de acordo com a Assessora de Comunicação do COSEMS/RS, Daiana Bado Barzi, conta com 1.500 inscrições dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, sendo considerado um recorde. “Cada município participa, mostra seu potencial, seu destaque, algo que mereça ser compartilhado ou a solução para determinado tema. Essa é a essência da feira desse ano”, afirma Daiana.

Feira de Soluções para a Saúde

Quem passar pela rua coberta poderá prestigiar uma programação paralela aberta para toda comunidade, a chamada Feira de Soluções para a Saúde, que conta com tendas de expositores de diversos municípios do Estado.

Caminhando por lá, será possível encontrar o projeto ganhador da Premiação da Mostra de Experiências Exitosas do evento desse ano, chamado “Prevenção: #TôDentro – Viamão mais forte contra a AIDS”.

O projeto consiste na instalação de cinco contêineres, com ambientes interativos, com áudios, vídeos e informações sobre prevenção, preconceito, empatia. A experiência também conta com a ajuda de três atores e um profissional de saúde.

Atores do projeto Prevenção #TôDentro

Maria Letícia Rodrigues Ikeda, Coordenadora Municipal de Viamão, conta que a ideia do projeto surgiu a partir da percepção da dificuldade em transmitir informações para o público adolescente. “Ficamos muito satisfeito de sermos premiados. Desenvolver uma estratégia como essa, de comunicação e informação, com esse nível de inovação, merece e deve ser premiado, divulgado. Pode servir de estimulo para outros municípios investirem na inovação e informação. Esse recurso é um grande investimento, mas se evitarmos uma contaminação pelo HIV, já estaremos recuperando o que investimos”, declara.

Maria Leticia Rodrigues Ikeda, Coordenadora Municipal de Viamão

De acordo com Maria Letícia a ideia é que outras cidades possam replicar o projeto. “Estamos tentando viabilizar por meio do Estado que o projeto se desloque para outros municípios para poder ofertar essa estratégia de prevenção em outros locais. O Rio Grande do Sul figura como um dos Estados do Brasil com maior incidência de AIDS, que são casos novos. Comparado com a média de incidência nacional, que é a quantidade de casos novos por cem mil habitantes do país, o Rio Grande do Sul está acima. Temos mais do que o dobro da média nacional”, declara.