Com prazo até 2022 para realizar o cadastramento dos mais de 89 mil eleitores de Bento Gonçalves, até o momento, o Cartório Eleitoral alcançou 54,81% do público-alvo do processo. O trabalho iniciou em 2013 e até o momento 48.832 pessoas compareceram para efetuar a atualização.

O comparecimento à revisão é obrigatório para todos os eleitores registrados no município que ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Aqueles que já coletaram a assinatura, foto e digitais não precisam fazer o cadastro novamente.

Para realizar o cadastro é necessário portar documento original com foto, CPF e comprovante de residência. Para se evitarem filas, o atendimento pode ser agendado no site do TRE , mas os eleitores também podem ser atendidos por ordem de chegada. Mesmo os eleitores que não são obrigados a votar, caso daqueles com mais de 70 anos, precisam realizar a biometria – o voto, no entanto, permanecerá facultativo.

Além disso, quem não fizer a biometria terá o título cancelado e pode ter o CPF também cancelado, já que o sistema da Receita Federal é interligado ao da Justiça Eleitoral. Com o título cancelado, entre outros problemas, os eleitores não poderão confeccionar passaporte, participar de concursos públicos e solicitar financiamento a bancos mantidos pelo governo. Caso percam o CPF, o eleitor fica impedido de abrir crediário em loja e de abrir conta-corrente ou poupança em banco, podendo, inclusive, não receber aposentadoria.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451.8688. O Cartório Eleitoral fica na Rua Goés Monteiro, 91, no bairro São Francisco e atende das 10h às 17h.

Foto: Reprodução