O bento-gonçalvense coronel Vanius Cesar Santarosa assumiu na quinta-feira, 1º de abril, o comando-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Salão Nobre do Quartel da BM. O ato reservado foi realizado perante uma representação de Oficiais e praças que atuam no Comando-Geral para marcar a despedida do Coronel Rodrigo Mohr Picon e a entrega do comando ao Coronel Santarosa. A passagem atendeu a designação divulgada durante a semana pelo Governador, Eduardo Leite, com a publicação no Diário Oficial do Estado em 6 de abril desse ano.

Nascido em Bento Gonçalves em 1968, o Coronel Santarosa ingressou na Brigada Militar em 1987. Teve passagem pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em parte da zona sul da capital. Conduziu grande parte da sua carreira na Instituição atuando com destaque na atividade de aviação, como piloto de aviões e helicópteros. Além de mais de seis mil horas de voo, contribuiu para a formação de outros pilotos na Brigada Militar e também de outras forças policiais brasileiras e estrangeiras. Passou também pelo Comando de Órgãos Especiais, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, pela Chefia da 3ª Seção do Estado-Maior da Instituição, direção do Departamento de Informática e ocupava a função de Subcomandante-Geral da Brigada Militar até o convite.

O mais novo Comandante-Geral da BM expressou que irá continuar a fortalecer as bases lançadas pelo comando anterior e desejou sucesso e felicidade ao Coronel Mohr na nova função de Desembargador Militar do TJM-RS. A passagem de comando formal está prevista para ocorrer ao longo do mês de abril, em data, local e horário a confirmar.

Foto: Brigada Militar / Divulgação