Fernando Bellé Casagrande, que no último domingo, 24, conquistou o título nacional de melhor cabeleireiro dos Senacs no país, prepara-se para enfrentar a fase internacional, no próximo ano

Jovem, porém, esforçado e determinado. Com essas características, aos 21 anos, o bento-gonçalvense, Fernando Bellé Casagrande, conquistou a medalha de ouro na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, ocupação Cabeleireiro, no último domingo, 24 de outubro. Agora, ele se prepara para competir no âmbito internacional, na WorldSkills, que vai acontecer na China.

Para chegar até aqui, desde muito novo, Casagrande precisou batalhar. Aos 15 anos, começou a fazer o curso de cabeleireiro, no Senac de Bento Gonçalves, período em que tinha dupla jornada: estudava e trabalhava, pois abriu o próprio salão. Porém, desejou mais e buscou outra formação, com o curso de Barbeiro.

Não muito tempo depois, foi convidado para participar da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, em 2019. A partir daí, deu início a uma rotina de muito treino, para disputar o pódio com mais dez alunos de todo o Estado. Na ocasião, ficou em segundo lugar.

Casagrande voltou para casa e treinou por mais três meses. “Depois, fui à Porto Alegre fazer o desempate e ganhei”, afirma. Com a vitória, o jovem precisou fechar o salão de Bento Gonçalves e se mudar para a Capital, onde ocorrem os treinos oficiais. Após dez meses, participou de outro desempate, conquistando, novamente, o primeiro lugar.

É que por regra da disputa, os 1° e 2° colocados da etapa regional seguem treinando juntos, até uma prova de desempate decidir quem vai representar o Estado na etapa nacional. Essa prova aconteceu em setembro do ano passado, quando Casagrande ficou à frente da aluna Anna Dumerque, do Senac Centro Histórico de Porto Alegre. Foi lá que ele garantiu a única vaga de Cabeleireiro para representar o Rio Grande do Sul na disputa entre os melhores do Brasil.

Então, chegou o momento de se preparar para a competição nacional. As provas foram realizadas recentemente, entre os dias 20 e 23 deste mês, em Vitória, no Espírito Santo. O cabeleireiro competiu com participantes de outros doze estados brasileiros. No dia 24, saiu o resultado: sagrou-se campeão, após mais de dois anos de preparação.

A competição que Casagrande participou simula situações reais da profissão, com tempos determinados para realização de cortes de cabelo masculino e feminino, penteados simples e complexos, além de procedimentos químicos. Durante as provas também há possibilidade de haver elementos surpresas para os competidores mostrarem como se saem. Os competidores também foram avaliados pela organização dos processos de trabalho, atendimento ao cliente e atuação de acordo com normas de segurança.

Fernando conquistou medalha de ouro na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

Após uma longa jornada, que levou Casagrande à vitória, a diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosângela Jardim, afirma que o sentimento é de dever cumprido. “Satisfação pelos cinco anos de investimento na equipe, que envolve o administrativo e docentes. Resultado de muito planejamento, investimento e amor pelas competições de educação profissional”, frisa.

A diretora também destaca que sente pelo aluno. “Ter o Fernando representando Bento em uma competição internacional, é um orgulho que não tem palavras que traduzam o tamanho. Temos o melhor aluno de cabeleireiro do país, e ele é do Senac Bento Gonçalves. Não temos dúvidas que na China ele brilhará tanto quanto brilhou no Espírito Santo”, finaliza.

WorldSkills Shanghai 2022

O próximo desafio de Casagrande já tem data e local definido. A WorldSkills vai acontecer em Shanghai, na China, entre os dias 12 e 17 de outubro do próximo ano. Questionado sobre como se sente representando o Brasil, na categoria Cabeleireiro, na maior competição de educação profissional do mundo, Casagrande afirma que é gratificante. “Porque dediquei um grande tempo para isto e é um evento imenso no qual represento um país todo”, orgulha-se.

Até lá, as preparações serão intensas. “Será mais puxado, porque agora o nível no qual irei participar é muito maior, ainda treinando diariamente, mas ainda mais que antes para poder me tornar o melhor possível”, finaliza.

O que são as Competições de Educação Profissional e a WorldSkills?

As competições de Educação Profissional do Senac foram criadas em 2016. O objetivo é promover o intercâmbio e o compartilhamento de experiencias entre os Departamentos Regionais, além de valorizar a educação da instituição.

Além disso, também tem por objetivo selecionar os representantes para a WorldSkills International, maior competição de educação profissional do mundo. As competições Senac são realizadas a cada dois anos, um ano antes da competição mundial, e reúnem alunos de diversos estados.

As competições ocorrem em diversas categorias: Cozinha, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviços de Restaurante, Estética e Bem-Estar, Cuidados de Saúde e Apoio Social e Florista.