As obras em aquarela do bento-gonçalvense Geison Ranzi ganham projeção com a reprodução do material em 10 cartões postais. Em cada desenho, um ponto turístico de Bento Gonçalves. No ano passado, o material, que surgiu do projeto “Bento em Aquarela”, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) apresentou 20 obras para exposição.

Agora, com a nova ideia já posta em prática, Ranzi espera divulgar ainda mais o seu trabalho e as belezas de Bento Gonçalves. Para isso, pelo menos cinco mil exemplares dos cartões foram doados à Secretaria de Turismo que, posteriormente, serão para cada turista que visitar o Centro de Atenção ao Turista. A ideia é que cada visitante possa indicar algum familiar ou amigo para receber o material. A própria Secretaria do Turismo se encarrega de enviar a lembrança pelo correio, espalhando a arte da cidade para diversas regiões do país.

De acordo com o artista, a ideia em criar o “Bento em Aquarela” partiu da inspiração que a cidade proporciona a Ranzi. Foi pensando em homenagear a Capital Brasileira do Vinho que ele teve a ideia de trabalhar no projeto, realizando pinturas com o intuito de apresentar os principais pontos turísticos em cores. “A ideia de reproduzir em cartões-postais foi para facilitar o acesso a arte e ao mesmo tempo tornar a experiência de quem recebe ou envia o postal algo mais pessoal, físico, para guardar de lembrança. Junto com isso, surgiu a ideia de ter uma certa quantidade de selos postais personalizados, que comprovam a procedência do cartão-postal. É uma forma de tornar a experiência de quem recebe o cartão ainda mais personalizada, a pessoa entende que está recebendo um produto de uma cidade que valoriza as suas riquezas e valoriza também a arte”, conta.

Conforme o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, a ideia em presentear os visitantes com o material veio de uma conversa com o artista. Ele considera o trabalho de Ranzi diferenciado, o que acaba agregando ainda mais valor e, por resultado, ajuda a divulgar a cidade. “Entendemos que seria muito legal, já que é um trabalho diferenciado e de um artista local, valorizando esse trabalho e pedindo ao nosso turista que presenteasse um amigo com esses cartões. Isso é uma forma de divulgação de nossa cidade, já que são cartões-postais de atrativos turísticos, fazendo com que a gente espalhe o nome de Bento Gonçalves por todo o Brasil”, explica.

Foto: Geison Ranzi/Divulgação