Ricardo Dalla Corte Vieira, de 12 anos, foi agraciado pela convocação da Seleção Gaúcha de Basquete sub13. Praticante do esporte desde muito novo, iniciou a sua jornada esportiva aos seus seis anos e agora com 12, recebeu sua primeira convocação da carreira. “Eu treino desde os meus seis anos, no início era só no sábado e após a pandemia comecei a competir o campeonato estadual e passei a treinar três vezes por semana em Caxias do Sul, na UCS. Esse ano troquei de equipe, e treino em Porto Alegre no Grêmio Náutico União. Jogo o campeonato estadual sub13 que é minha categoria e o sub14, uma categoria acima da minha idade”, pontua Vieira.

Vieira ficou muito feliz com essa oportunidade. “Estar entre uma seleção de meninos que jogam Basquete de várias cidades, Porto Alegre, Bagé, Candelária, Caxias do Sul, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo é muito bom pois pra mim isso é o reconhecimento de todos meu empenho nos treinos e jogos”, frisa.

O jovem acredita que obteve essa oportunidade devido a seus treinos e suas qualidades. “Sou muito alto para minha idade, veloz e com boa visão, o que facilita o meu jogo. Além disso, como já joguei vários campeonatos já tenho experiência”, mostra.

O menino conta um pouco como é a rotina e o deslocamento para poder jogar. “A semana é bem puxada, treino no Grêmio Náutico União. Em Porto Alegre de três a quatro vezes por semana e os jogos são quase todos finais de semana, tenho um final de semana por mês que não tem jogos. Estudo no colégio Sagrado Coração, então nas viagens ou na volta dos treinos, estudo e faço as tarefas”, destaca.

Seus pais são seus grandes motivadores dentro do esporte, os quais o levam sempre para Porto Alegre para poder treinar e competir. “Tenho muito apoio do meus pais e familiares, meus pais sempre me levaram para os treinos e me apoiaram. Principalmente pelo motivo de não ter uma escola de basquete aqui na cidade. Quando escolhi jogar, meus pais foram procurar em Caxias escolinhas para eu treinar e hoje me levam em todos os treinos e jogos em Porto Alegre. Sem eles não jogaria basquete”, admite.
A seleção gaúcha irá disputar o campeonato Sul Brasileiro no Paraná em outubro deste ano. “Espero contribuir para que o time de nosso estado seja o melhor e que possamos ganhar a competição. Espero fazer mais amigos que também jogam Basquete e que eu aprenda ainda mais com os professores da Seleção”, expõe Vieira.

Sua mãe, Mônica Dalla Corte comenta de como o esporte ajuda a vida das pessoas. “Acreditamos que o esporte sempre abre portas, através dos relacionamentos ou ensinamentos que são adquiridos. Assim desenvolvendo cidadãos melhores e com mais oportunidades as vezes de estudo até trabalho”, finaliza