Coronel Santarosa é o primeiro brigadiano da cidade a assumir o comando-geral

No início de abril ocorreu mais um marco para a história de Bento Gonçalves. Isto porque o coronel bento-gonçalvense Vanius Cesar Santarosa assumiu o comando-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. No Salão Nobre do Quartel, em âmbito interno, o ato marcou a saída do coronel Rodrigo Mohr Picon.
Para o secretário de Segurança do município, tenente coronel Paulo Cesar de Carvalho, o novo comando é significativo para a cidade, pois Santarosa é o primeiro brigadiano da cidade a galgar a mais alta posição do Comando da BM. “Ele terá como maior missão a administração desta importante instituição que diuturnamente tem seus efetivos de homens e mulheres nas ruas do estado. Instituição com 183 anos, que hoje é uma referência em Polícia Ostensiva e proteção ao cidadão”, menciona.

Além disso, por ser um conhecedor das demandas e necessidades da Capital do Vinho, Carvalho acredita que o novo comandante pode ter mais tranquilidade para tomar decisões estratégicas em nível de segurança para Bento. “A comunidade tem uma pessoa à frente da BM que teve o início da sua formação social e intelectual aqui”, salienta.

Segundo o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Bento Gonçalves (Consepro-BG), Adriano Marcelo de Bacco, o fato certamente pode fortalecer a comunidade de Bento Gonçalves e, consequentemente, a entidade, auxiliando em questões como a manutenção de viaturas, o policiamento e a busca pelo reforço no efetivo policial. “Buscaremos o estreitamento das relações, convidando o comandante a conhecer a atuação da entidade e o trabalho realizado junto ao 3ª BPAT – principalmente no que diz respeito à humanização do local, permitindo que os profissionais se sintam bem no ambiente de trabalho”, destaca.

Bacco afirma ainda que a troca simboliza o fortalecimento dos laços de união. “Um exemplo disso é a Força Tática, que abrange 25 municípios, e precisa de um olhar mais atento pela representatividade regional que possui. Ou seja, essa aproximação pode trazer um olhar familiar para cá, para que a comunidade seja a maior beneficiada”, completa.

Em prol da população

De acordo com o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Rogério Capoani, a sociedade civil organizada sempre esteve envolvida com o desenvolvimento da estrutura física e das operações da BM. “Basta lembrar a época da construção dos blocos residenciais para os policiais e, mais recentemente, o apoio no movimento de idealização das atuais instalações, especialmente na parte de recreação dos soldados, em termos de bem-estar para incentivar a permanência na cidade. Agora, teremos a possibilidade de uma aproximação ainda maior”, pensa.

Capoani também acredita que essa é uma oportunidade de estreitar ainda mais a relação entre o CIC e o órgão de segurança pública. Isso deve ocorrer a partir de uma integração de forças: 3º BPAT, Consepro e poder público. “O nosso papel é capitanear a captação de recursos e mobilizar as empresas que participam no contexto de apoio. Já o intuito do Consepro é receber os recursos estaduais para repassar aos órgãos de segurança, e o poder público, por sua vez, aplica os investimentos que são necessários – em um elo importante criado junto à Secretaria Municipal de Segurança, ao lado da Guarda Municipal, originando um planejamento de projetos que, posteriormente, permite uma organização conjunta com o CIC para propor a captação dos recursos. Esse esforço coletivo, portanto, fortalece a segurança pública bento-gonçalvense”, conclui.

Biografia

Nascido em Bento Gonçalves em 1968, o Coronel Santarosa ingressou na Brigada Militar em 1987. Teve passagem pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em parte da zona sul da capital. Conduziu grande parte da sua carreira na Instituição atuando com destaque na atividade de aviação, como piloto também de helicópteros. Além de mais de seis mil horas de voo, contribuiu para a formação de outros pilotos na Brigada Militar e também de outras forças policiais brasileiras e estrangeiras. Passou também pelo Comando de Órgãos Especiais, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, pela Chefia da 3ª Seção do Estado-Maior da Instituição, direção do Departamento de Informática e ocupava a função de subcomandante-geral da Brigada Militar até o convite.

Foto: Divulgação / Brigada Militar