A classe média brasileira ganha cada vez mais espaço e o setor moveleiro volta seus olhos para o nicho de mercado que mais cresce ao longo dos anos. Em 2012, a Movelsul lançou o desafio às empresas e indústrias e, na feira deste ano, quer saber quais foram os resultados obtidos. Nestes quase dois anos, muita coisa mudou e a forma de atuação teve algumas variações.
O setor moveleiro se reinventou para atender à exigente nova classe média com o desenvolvimento de produtos que agreguem qualidade, beleza, design e preços competitivos. Nesta movimentação, várias empresas passaram por mudanças radicais e, a maioria delas, alcançou êxito com o direcionamento de vendas.
Na Movelsul, lojistas e empreendedores poderão conferir algumas novidades interessantes, formas de negociação e trocas de experiências capazes de tornar a mudança de rumo uma alternativa interessante para empresas que resistem em manter o mesmo funcionamento de antigamente. A divisão dos 57 mil metros quadrados por segmentos de produtos, inspirada em moldes internacionais, facilita a localização das áreas de interesse e faz com que compradores, lojistas, representantes e estudantes – o público-alvo da feira – ganhem tempo e tirem melhor proveito da visita, o que se traduz em mais negócios.
A estimativa de geração de receitas em decorrência da feira, de US$ 3o0 milhões ao longo do ano, foi revisada em razão do final do incentivo do IPI. Porém, espera-se a visitação de cerca de 38 mil pessoas de todo o Brasil e outros 70 países, algo em torno de 10% a mais que a edição de 2012.
A Movelsul não é alternativa de negócio apenas no interior dos pavilhões da Fundaparque, durante os cinco dias de evento. A feira transforma a cidade de Bento Gonçalves por pelo menos 20 dias. A rede hoteleira fica com suas acomodações lotadas, os restaurantes ficam lotados dia e noite, os táxis circulam aproximadamente 20 horas por dia, tamanha é a movimentação no município.
E não precisa ser empresário para ganhar com a Movelsul. Muitas pessoas saem de suas residências para alugá-las. Os valores são bem acima do mercado e a procura é incessante. A renda-extra chega em boa hora e auxilia no pagamento das contas de início de ano. Antes mesmo da feira começar, foram vários aluguéis de moradias para os funcionários responsáveis pela montagem dos estandes.
O Sindmóveis e a cidade de Bento Gonçalves querem mostrar aos visitantes que a feira está mais moderna e deve continuar na Capital do Vinho. O aquecimento da economia faz com que a cidade respire Movelsul. Esta sintonia entre Bento e a feira vai ganhando maturidade e consistência, atraindo cada vez mais adeptos e interessados.
A Movelsul é nossa, é de todos os bento-gonçalvenses. Afinal, todos nós, de maneira direta ou indireta, somos beneficiados com a realização deste megaevento. Que possamos, a cada dois anos, desfrutar das benesses da Movelsul. Ela só engrandece e orgulha não só o setor moveleiro, mas toda uma comunidade, que sabe valorizar as iniciativas que fazem nossa economia ser cada vez mais sólida e pujante.