A Serra Gaúcha – e Bento Gonçalves – permaneceu, mais uma vez em bandeira laranja, no modelo de Distanciamento Controlado do governo do estado. No mapa preliminar da 38ª rodada, apenas três regiões (Bagé, Cachoeira do Sul e Pelotas) acompanham Caxias do Sul como de médio risco de contaminação. As 17 regiões em vermelho (alto risco) somam 78,4% da população gaúcha.

Apesar de permanecer em risco médio, a região faz parte de uma das que mais registrou novas hospitalizações nos últimos sete dias, com 132 casos.
Além disso, como a Serra integra o sistema de cogestão, pode utilizar protocolos de bandeira amarela se estiverem previstos e atualizados nos planos regionais.

Mesmo que os gaúchos já tenham iniciado o plano de vacinação, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, alerta que a pandemia não acabou e o mapa preliminar continua refletindo a gravidade da situação. “A vacina chegou, mas a quantidade ainda é pequena diante da população que deve ser vacinada. Portanto, mais uma vez, salientamos a importância do cuidado individual”, disse ela.