O governo do Rio Grande do Sul começou a distribuir na manhã desta terça as doses da vacina da Coronavac para o interior do estado. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o transporte está sendo feito via terrestre e aérea (com dois aviões da Brigada Militar) para levar a vacina para cinco regiões do Rio Grande do Sul.

O imunizante chegou na noite de ontem, 18, ao estado, e as primeiras doses foram aplicadas simultaneamente em cinco pessoas representantes dos grupos prioritários em ato realizado pouco antes da meia-noite no Hospital de Clinicas, em Porto Alegre. Confira a reportagem clicando aqui.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a divisão das 341 mil doses destinadas ao estado foi definida de maneira proporcional. Após a primeira distribuição, o Piratini ainda ficará com 171 mil doses, reservadas para a aplicação da segunda dose do imunizante.

Heloína Gonçalves Born, 99 anos, residente no Donna Care Lar de Idosos, instituição de longa permanência de Porto Alegre, representou os idosos na abertura da campanha de vacinação, no final da noite de ontem, pelo governo do estado

Em Bento

Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, ainda será confirmada a quantidade de doses que serão destinadas a Bento Gonçalves. “Nossa cidade deverá receber ainda nesta manhã, terça, 19, as doses da vacina que serão aplicadas nos grupos já estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Nossas equipes já estão organizadas para iniciarmos a imunização”, disse.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização nesta primeira etapa as doses serão encaminhadas aos profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além dos idosos em lares de longa permanência e profissionais destes locais. As vacinas serão aplicadas no Complexo de Saúde e no Hospital Tacchini.

Serviço:
O que: Campanha de Vacinação contra Covid-19- primeira dose
Quando: A partir de 19 de janeiro de 2020, horário a definir. 
Onde:  Complexo de Saúde- UPA e no Hospital Tacchini
Quem pode vacinar: somente profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus e idosos em lares de permanência.

Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini