Beleza Humana é uma beleza viva, capaz de comunicar você com o observador e o observador com você, fato que demonstra o quanto este conceito de beleza humana é dinâmico e variável, pois depende de necessidades individuais do observado (humano) e do observador (humano), ambos dotados de subjetividade.

Saibamos que a beleza humana, para ser sustentável, requer ação equilibrada nas três seguintes frentes: – bom estado de comunicação, bom estado racional e boa qualidade das relações sociais, familiares e profissionais. Observe que a beleza humana age nas 3 frentes, diferente da beleza conceituada como máquina, aquela que diz ser a beleza fruto de traços, volumes, e ângulos capazes de agradar a maioria, pois beleza mecanicista serve para conceitos de mercado, “compra e venda”, enquanto beleza humana serve para a saúde.

A beleza humanizada reconhece a importância da subjetividade de ambos, observado e observador, e mostra que beleza é algo com conceito tão amplo quanto o conceito de saúde, pois ninguém consegue ter beleza plena sem antes ter saúde. Tal fato levanta aspectos da importância da beleza social, que deve ter condições de igualdade com sua irmã, a beleza emocional.

Observe que isto diferencia e acrescenta importância à autoestima, vital para a qualidade dos nossos relacionamentos pessoais, alimentando, assim, o ser humano naquilo que ele mais precisa para ter beleza, que são as sensações de segurança, conforto e bem estar.

A beleza humanizada acontece de dentro para fora e, sempre que possível, sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho, pois o modo de buscar tal beleza sempre deve obedecer 3 pontos: 1º) melhorias na qualidade de vida – traduzida no modo como as pessoas buscam a sua harmonia subjetiva com o meio ambiente, bem como com suas relações pessoais. 2º) forma de produção desta beleza – valorizando a subjetividade humana, ou seja, o que as pessoas necessitam produzir para criar a qualidade de vida desejada num ambiente marcado pela complexidade inerente. 3º) manutenção dos recursos futuros desta beleza humana, que representa como, no futuro, poderemos sustentar nossa identidade pessoal de beleza, evitando a artificialização excessiva das expressões, naturalmente, humanas.

Portanto, quando pensar em buscar mais beleza para si, não esqueça de refletir a respeito dos conceitos de beleza humanizada, pois seu estado de subjetividade é fundamental para o sucesso do tratamento de beleza aliada à saúde.

Repito, beleza humanizada pode ser obtida sem cortes, sem cicatrizes e sem afastar do trabalho. Para mais informações, busque um profissional da saúde.

Médico: Cézar de Moura