A barba se tornou tendência ao longo dos últimos tempos. Independentemente das diferentes formas, o cuidado com a aparência da barba virou prioridade para muitos homens.

Porém, a barba não é apenas sinônimo de beleza, ela também pode fazer bem para saúde. Um estudo, realizado por pesquisadores Universidade de Southern Queensland, na Austrália, constatou que a barba protege contra alergias, tosse e ainda funciona como protetor solar.

Os pesquisadores descobriram que dependendo do tamanho e grossura dos pelos, a barba pode funcionar como um protetor solar com FPS de até 20.

Além disso, revelaram que o bigode serve como uma barreira de proteção contra as bactérias trazidas pela poeira, sendo que em alguns casos essa sujeira pode desencadear os sintomas da asma. Notou-se também que quando a barba é longa a ponto de cobrir parte do pescoço, os ataques de tosse causados por inflamações na garganta podem durar menos tempo, isso porque ela deixa a região mais aquecida.

Os pesquisadores mostram que a barba ainda é capaz de manter a região facial mais jovem, a explicação para isso é que a pele se protege melhor contra o vento e permanece hidratada por mais tempo.
Contudo, assim como os cabelos, a barba também acumula impurezas ao longo do dia e, por isso, precisa ser higienizada diariamente. A solução é lavar o rosto duas vezes ao dia ou após as refeições com um sabonete neutro, que é menos propenso a causar irritações.

Fonte: minhavida.com.br