Pelo menos cinco estabelecimentos comerciais de Bento Gonçalves foram autuados após descumprirem as novas normas do decreto estadual que proíbem o funcionamento de serviços considerados não essenciais após às 22h. O trabalho foi realizado no sábado, 20 e domingo, 21, por equipes da Secretaria de Segurança, 3º Bpat, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e fiscalização sanitária.

De acordo com os dados divulgados, nos cinco estabelecimentos autuados, o público presente foi orientado, dispersado e o local encerrou os atendimentos. Durante as duas noites foram realizadas 14 abordagens a grupos de pessoas, promovendo aglomerações em praças e vias públicas. Pelo menos quatro estabelecimentos fiscalizados foram orientados quanto ao horário de funcionamento. Aplicação de seis autos de infração e orientações a proprietários de estabelecimentos ou promotores de eventos.

No trânsito, cerca de 20 veículos abordados e vistoriados, sendo expedidos oito autos de infrações por motivos diversos e três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) apreendidas.  

A fiscalização também aplicou infrações, em decorrência do novo decreto, com penalidade de multa, devido a aglomeração de pessoas sem máscara nas dependências, além de um auto de infração de orientação sobre a lotação permitida durante a bandeira laranja e sobre o Decreto 55764/21 e uma autuação por infração sanitária, em razão do estabelecimento permanecer aberto com aglomerações além do horário permitido.

No total, 185 pessoas foram abordadas durante a fiscalização na cidade.

Foto: Brigada Militar / Reprodução