Contabilizando mais de um século de existência, a banda que retomou suas atividades em 2013, após uma breve pausa, abre as portas para todo amante de música que pretenda fazer parte dessa história.

Você já ouviu falar naquela frase: “música boa não tem idade”? A Banda Municipal de Bento Gonçalves, A Furiosa representa muito bem esse bordão. Sob os cuidados do maestro Alves Rossatto, que, em 1966, assumiu sua regência, mantém-se viva uma história que começou tempos atrás, há aproximadamente 100 anos.

Rossato comenta que ao ser convidado para assumir a regência da Banda Municipal, haviam outras duas sob sua responsabilidade: a Bentalves e a Marialves, além de participar como músico convidado da Araújo Viana, de onde surgiu a Furiosa. A partir de 1972, quando foi oficializado o seu contrato como maestro da Banda Municipal, as três uniram-se formando uma só, a Sociedade Musical Bento Gonçalves. A Banda Municipal A Furiosa é uma homenagem a todas as pessoas que já passaram por essa história.

Hoje, ao fazer uma avaliação de sua carreira, o maestro sente-se muito feliz ao ver seu trabalho reconhecido nas suas muitas homenagens já recebidas. Orgulha-se em ver que a Furiosa continua sempre renovada, já que busca somar novos músicos a cada ano. “O maior desafio da banda é ter o prazer de poder continuar. Ela precisa seguir. É uma história mais que centenária. Posso parar eu, um dia, porque ninguém vive uma eternidade, mas acredito que a banda não vai parar. Então, esse é meu desafio, poder continuar até onde Deus me ajudar”, deseja o maestro, destacando a importância da banda junto à comunidade bento-gonçalvense. Para ele, um dos principais papéis é promover o sentimento artístico e cultural do município.

Projetos Futuros

Para esse ano, estão previstas sete apresentações da banda dentro do projeto “Concertos Comunitários de Bento Gonçalves – 2ª edição”. Durante os meses de dezembro de 2019 a junho de 2020, na cidade de Bento Gonçalves, as apresentações serão realizadas em sete bairros diferentes, possibilitando o contato dos moradores com um repertório musical vasto, que engloba décadas de pura arte e inspiração.

E as novidades não param por aí. O maestro também anuncia a gravação de um dvd da Banda Municipal A Furiosa, registrando quatro apresentações, uma em cada município. As localidades escolhidas serão a Casa das Artes, em Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo e Santa Teresa. Ainda não foi definida qual produtora realizará esse projeto e nem quando iniciarão as gravações, pois ainda estão em fase de negociação.

Você também pode fazer parte

Para quem gosta de música e tem vontade de ser um dos integrantes da banda, estão abertas as inscrições para novos músicos. Os candidatos podem ser crianças ou maiores de 18 anos. Para fazer a inscrição, é necessário entrar em contato com o maestro pelo fone (54) 999281414 ou na Fundação Casa das Artes, com a Maísa, pelo número (54) 34545211.

O mais importante é estudo e dedicação, afinal, não é necessário ter conhecimento algum para começar. “Não precisa ter experiência, porque eu, quando comecei, foi do zero, sem nada. A escola da música é como quem vai pra aula no primeiro ano. Começa sem saber nada, com o ABC e vai indo, até chegar lá. Vai passar pela parte do solfejo e, em seguida, juntar a música com o instrumento. Aí, só pode sair tocando”, afirma o maestro. Os encontros são realizados uma vez por semana, nas sextas-feiras, normalmente das 17h às 21h.