O baixo estoque de leite materno do Banco de Leite do Hospital Tacchini fez a instituição emitir um alerta nesta início de semana. Com apenas 24,8 litros, o volume atual é suficiente para atender os recém nascidos internados no local pelos próximos 13 dias. A situação é considerada preocupante, uma vez que a falta do alimento, pode colocar em risco a alimentação dos bebês que seguem internados na casa de saúde.

De acordo com o hospital, a redução nos estoques é decorrente do aumento da demanda, que acabou sendo agravado pela queda no número de doadoras. Como a instituição não possui mulheres em fase de amamentação regulares em Bento Gonçalves no momento, a situação fica dependendo exclusivamente das contribuições de municípios vizinhos.

De acordo com a nutricionista do Banco de Leite AMA Tacchini, Graziela Zortéa, a doação de leite não é permanente. “Por mais vontade que tenha a mãe, as doações são feitas até que a doadora tenha um excedente de leite, mas ao longo do tempo, a produção se normaliza e elas deixam de doar. Nós precisamos renovar nossa lista de doadoras com frequência. Quando as doações são baixas e nosso estoque não atende 15 dias das necessidades dos bebês internados na UTI Neonatal, ligamos o alerta”.””, explica.

Quem pode doar

Toda mulher em período de amamentação é uma potencial doadora de leite e as doações podem ser feitas sem que a mãe precise sair de casa. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303, pelo email  [email protected] ou pelo WhatsApp (54)99237-1842. O espaço funciona todos os dias, das 8h às 18h. 

Foto: Hospital Tacchini / Reprodução