A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou dia 10 de abril e como já previsto pelo Setor de Vigilância em Saúde, a procura inicial foi baixa: 1457 pessoas foram imunizadas dentro do primeiro grupo liberado, composto por crianças com idades entre 1 e 6 anos e grávidas em qualquer período gestacional.

De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde, Rafael Medeiros Vieira, a baixa procura se deve justamente ao fato de inicialmente ter sido liberado apenas dois grupos para a vacinação.

A expectativa é que a procura aumente no decorrer das próximas semanas, principalmente com a liberação dos outros grupos prioritários, que aconteceu na última segunda-feira, 22. “A procura está baixa, mas é natural por ser início de Campanha. Quando chegar mais perto do dia D, que será no dia 4 de maio, a procura começa aumentar, movimenta bastante, então estamos aguardando e seguimos com uma meta de 90% até o final da Campanha”, comenta Vieira.

Esse ano, de acordo o Ministério da Saúde, a imunização foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores. “A iniciativa de começar a campanha antes partiu do Estado, justamente porque as crianças e gestantes foram os grupos com menores coberturas na última vacinação”, explica Vieira.

Quem pode se vacinar

Agora, todo público-alvo da campanha pode receber a dose, incluindo trabalhadores da Saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. “Quem fizer parte do grupo das doenças crônicas tem que levar um atestado médico junto, comprovando que a pessoa tem aquele determinado problema para poder ganhar a dose”, alerta Vieira.

Também de acordo com Vieira, quem estiver dentro dos grupos é só procurar a Unidade de Saúde mais próxima e solicitar a vacina, das 7h30min às 11h e das 13h30min às 17h. “A campanha encerra dia 31 de maio, se não tiver nenhuma alteração de data”, finaliza.