Moradores ressaltam a tranquilidade de morar no bairro

O bairro Botafogo é uma das regiões mais tradicionais que estão, até hoje, no cenário citadino. Bento Gonçalves precisa, e deve, estar sempre com os olhos atentos no que acontece nesta localidade. Foi ali que parte da cidade começou a emergir.

Botafogo está localizado próximo ao centro, mais preciso ao sudoeste. O lugar faz divisa com outros tantos pontos importantes da cidade como Pomarosa, Santa Marta e São Bento. Há muitos comércios para o aconchego das pessoas que residem, no local. Mercados, academias, revendas de carros, floriculturas, são alguns exemplos de negócios que podemos encontrar na rua principal, denominada Fortaleza. Ou seja, é um bairro amplo, bonito, tranquilo, seguro e com boas perspectivas de moradia.

A auxiliar administrativa de uma floricultura, Laura Troian, trabalha no bairro. Reside próximo ao comércio. Por conta disso, ela relata que não necessita de transporte público para realizar as tarefas do dia a dia. No que diz respeito à segurança, a comerciante acredita que o bairro está em condições de se morar. “Nesta questão, pelo que eu vejo, tá bom. Sempre tem a Guarda Municipal, a Brigada também comparece. Estão aqui no que a gente precisa”, manifesta. Em relação ao lazer, Laura ressalta que não têm opções suficiente e poderia ser melhor desenvolvido nessa questão. “Falta uma praça para o pessoal praticar um esporte (risos). Temos parquinhos, mas eu vejo que podiam fazer uma local com quadras de futebol, de vôlei. Acredito que a gente ia usar mais”, diz.

Maria Andreis Poletto viu o bairro se transformar ao longo do tempo. Hoje, a mulher se sente segura e relata como é ser residente desde 1994. “É ótimo. Nós conversamos bastante com os vizinhos. São muito família. É bem legal para morar. É tranquilo”, relata. Na questão da segurança do bairro, Maria explica que não há o que temer. Confia no serviço das guardas municipais. “Não podemos se queixar. Não temos reclamações maiores”, sintetiza.

A comerciante, de uma loja designada aos animais, Margo Zanchetti, ressalta como é ser moradora no bairro. Há 9 anos, a mulher vive na região e afirma que ótimo de morar, pois o bairro evoluiu muito e não precisa realizar movimentos para ir ao Centro, por exemplo. “A população cresceu bastante e os comércios também. Isso facilita a nossa vida. Ter lojas perto é melhor”, mostra.

Clube Botafogo

No lugar, existe um lugar que está no coração de todos os moradores desde que começou o desenvolvimento do mesmo. Ou será que é melhor dizer que o bairro dependeu do clube para seu crescimento?

Foi no dia 15 de julho de 1959 a inauguração de uma das principais entidades de Bento Gonçalves: O Clube Botafogo. A ideia principal era proporcionar para os associados do clube, conforto, diversão e lazer. Nos mais de 1.170 m² de área construída, o complexo tem em sua base salão de festas, cozinha, duas canchas de bochas, área para bolão, entre outros.

O Jornal Semanário conseguiu uma entrevista com o atual Presidente do clube. Antônio de Barba, que está no comando da entidade há cerca de dois anos. Mas, vive o clima do clube há mais de 40.

O presidente conta quais são as principais atividades do clube nos dias de hoje. “O Clube Botafogo existe há 65 anos. Hoje, graças as diretorias anteriores, tem na Sede Campestre sete hectares, incluindo campo de futebol, duas quadras de tênis, dois espaços de areia. Temos uma grande parte de floresta onde existem churrasqueiras. Outro fator importante é que conseguimos água potável em todo o clube para as piscinas e, também, para consumo. Tínhamos muitas dificuldades nisso, mas agora está resolvido. Ainda tem um CTG Herdeiros da Bombacha que pertence ao Clube Botafogo. Aqui na Sede Administrativa, temos o Bolão que um setor que desenvolveu muito o clube lá atrás. O espaço deve muito ao Bolão. Temos muitos troféus por conta desse esporte. Ainda contamos com bocha, escolinhas futebol beneficentes, academia e sala de yoga. No recinto, temos lugares para um restaurante, salão de festa e outras ações importantes para o bairro”, descreve.

O comandante ressalta a importância do clube para o bairro e, também, a relevância da região para a associação. “Aí é uma história interessante. Pelo o que consta nos documentos históricos da corporação, o clube começou quando não existia o bairro ainda. O Clube tinha um time de futebol chamado Botafogo. Certa vez, aqueles jovens ganharam um campeonato contra o Esportivo e a comunidade decidiu denominar a localidade de Botafogo em razão da existência dessa equipe. Então, há um entrelaçamento do clube com as pessoas que moram. A intenção é fortificar cada vez mais”, diz. O Presidente conta que, após anos de superação, a principal dificuldade está sendo restabelecer a instituição, pós pandemia. ”Tivemos diversas histórias para contar de força durante os anos. Mas, acredito que a mais importante foi a retomada das atividades como um todo, por conta da pandemia. Foi triste para todos nós. E hoje, graças a Deus, estamos estabilizando o clube novamente”, finaliza.

UPA

Outro ponto importante é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O estabelecimento funciona 24 horas. A UPA tem como objetivo dar suporte aos serviços de média e alta complexidade. Atualmente, o ponto atende 600 a 650 pessoas por dia, em média. No lugar, podem ser feitos exames de laboratório, de Raio-X, receber curativos, obter tratamentos básicos de pediatria e odontologia, entre outros.

O Secretário de Saúde, Gilberto Junior, ressalta a importância do espaço para a população local. O profissional descreve sobre as principais características de uma UPA. “A unidade é um meio-termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto de saúde. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido”, comenta.

Por fim, o supervisor esclarece que a UPA está pronta para atender qualquer situação atingível que possa aparecer, pois os profissionais que atuam lá são de alto nível. “Temos a possibilidade de dar um tratamento por mais dias para o paciente. Possuímos 30 leitos de internação ativos para as pessoas que necessitarem de internação. Nosso suporte profissional é muito grande e variável. Temos à disposição Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Psicólogos e Médicos Especialistas”, conclui.

Fotos: Matheus Oliveira