Bruno Andreolla Piva, da Piva Indústria e Comércio, conta as novidades apresentadas na principal feira do mundo para tecnologia industrial

Participar de feiras internacionais e conferir não só as novidades, mas também muito do que está sendo planejado para os próximos anos é o desejo de todo o empresário que visa a inovação e a tecnologia para sua indústria. De 17 a 21 de abril, em Hannover, na Alemanha, foi realizada a Hannover Messe 2023. O empresário da Piva Indústria e Comércio, Bruno Andreolla Piva, participou do evento, e trouxe na bagagem da volta muito conhecimento e experiências inesquecíveis.

Conforme ele, a Feira, nesta edição, teve como foco a energia da descarbonificação – CO2 zero. “Até 2035 o objetivo é eliminar a emissão de gás carbônico. A produção de energia solar, eólica e à base de hidrogênio estavam à mostra em 30% do imenso parque de realização da feira. O quem mais chamou a atenção, sem sombra de dúvidas, foi o hidrogênio, movendo motores, geradores, entre outras peças apresentadas. Enquanto nós estamos “pensando” nos carros elétricos, eles estão muito à frente”, admitiu.

Além disso, de acordo com Piva, a automação e a tecnologia para indústria estão extremamente em alta. “Tudo está sendo automatizado. A maior preocupação deles parece ser o que fazer com as pessoas, uma vez que a robótica tem tomado conta dos espaços”, disse.

Outro ponto que chamou a atenção de Piva foi a força com que deverá chegar a já falada “internet das coisas”. “O consumidor está cada vez mais exigente e quer exclusividade. Por isso existe uma tendência muito grande da ligação direta dele com a indústria, visando a personalização dos produtos. Isso poderá trazer, em alguns setores, grandes reflexos para o setor do comércio”, frisa.

O Metaverso Industrial, com simulação de atividades e segurança no trabalho e a Inteligência Artificial, com o avanço da Tecnologia da Informação e o desenvolvimento de robôs corroborativos, utilizados para trabalhos repetitivos, com custos mais acessíveis também atraíram os olhares de milhares de visitantes do evento.

Curiosidades

O jovem empresário ficou perplexo com alguns diferenciais da Alemanha com relação ao Brasil em muitos setores:

  • No metrô e no mercado, por exemplo, não existem pessoas atendendo. Tudo é feito diretamente numa máquina, pelo próprio cliente.
  • Não usam dinheiro (cédulas, moedas), apenas cartão. “O dinheiro que levei em espécie para utilizar lá veio todo de volta”, conta.
  • Os coletores de lixo possuem leitor de volume. Quando estão num determinado limite, o caminhão passa para recolher.
  • A logística reversa é utilizada em todas as embalagens de lata ou pet. “Uma cerveja longneck, por exemplo, custa 0,40 centavos de Euro, mais 0,25 o casco. Levando a embalagem de volta, tu recebes o dinheiro ou o desconto na próxima compra”, exemplificou.
  • Ao entrar na feira, as pessoas passam por uma espécie de leitor de código de barras, que faz a identificação do participante, sem necessidade de crachá ou apresentação de documentos.

Texto: Mônica Rachele

Foto: Arquivo Pessoal