O dia 26 de Junho é designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional de Combate ao Uso e Tráfico de Drogas. Em alinhamento a esta luta o Brasil também adotou esta data como Dia Nacional de Combate às Drogas.

O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat), Batalhão da Brigada Militar responsável pelo policiamento ostensivo de 25 municípios da Serra Gaúcha, com sede em Bento Gonçalves, registrou nestes primeiros seis meses do ano, a apreensão de 17,5 quilos de droga, entre cocaína, crack e maconha. Para se ter uma ideia, esse número representa uma quantidade quase 10 vezes maior do que a droga apreendida em 2017 no mesmo período, que foi de 1,8 kg.

Todas essas apreensões são reflexo de ações realizadas diariamente no combate ao tráfico e uso de drogas desenvolvidas pela Brigada Militar. E não é só no âmbito das ações repressivas que os policiais militares atuam, mas também no sentido preventivo, através de projetos como o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que além do objetivo de ensinar sobre os riscos das drogas para a saúde e para a vida dos cidadãos, busca aproximar as crianças e os adolescentes dos policiais, mostrando que a Brigada Militar trabalha para o bem e para a segurança da sociedade.