Na próxima quinta-feira, 6, é comemorado o Dia dos Profissionais da Educação. Mesmo sem previsão de volta às aulas, educadores continuam trabalhando à distância

A pandemia fez com que todos os profissionais da educação parassem de ir aos seus ambientes de trabalho, obrigando-os a realizar atividades a distância com os alunos. Segundo a presidente da Associação Bento-gonçalvense de Ensino Infantil da Rede Privada (Abeipar), Taiane Deconto, não há previsão, mas certamente os trabalhadores vão retornar antes das crianças. “Eles não pararam de estudar, gravar vídeos e pensar em como não perder o vínculo afetivo criado com as crianças. As atividades remotas continuam sendo enviadas para casa”, aponta.

Para a professora Gabriela Florenço, na educação infantil é possível que haja os maiores prejuízos, pois os alunos necessitam de mais acompanhamento e tutoria, dificultando o ensino remoto. Isso pode causar um déficit na aprendizagem das crianças de primeira infância, de acordo com a educadora. “Conseguimos reparar os efeitos negativos somente com a ajuda da família. Estabelecendo uma rotina de atividades, leitura, desenhos, jogos, brincadeiras e auxílio nas atividades domésticas”, conclui.

Um dia dedicado aos educadores

Nesta quinta-feira, 6, comemora-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. É grande a importância desses trabalhadores na formação da sociedade bento-gonçalvense. São eles os professores, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores, entre outros que dedicam suas vidas na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos, construindo uma cidade melhor por meio do conhecimento.

Educação Infantil realizava atividades ao ar livre antes da pandemia
Foto: Arquivo pessoal

De acordo Gabriela, o compromisso destes profissionais é significativo. “Quem atua na área da educação têm nas mãos uma grande responsabilidade que não se restringe apenas em orientar pessoas para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade, mas sobretudo para o crescimento social e pessoal de nossos alunos. Assim estimulando-os a descobrir seus potenciais, transpor obstáculos e a buscar a plena realização, tornando-os seres humanos melhores para a comunidade”, explica.

Segundo a presidente da Abeipar, “as comemorações exaltam a importância do profissional que escolhe trabalhar com a construção da aprendizagem”, ressalta.

A professora Gabriela diz que celebrar essa data é fundamental para o reconhecimento de pessoas que trabalham “nos bastidores” e são pouco vistas, mas essenciais. “Quando falamos em educação, nos vêm à cabeça os alunos, professores, caderno, livros e materiais escolares. Lembrar do ambiente está certo, mas para o funcionamento de uma escola estão envolvidos muitos profissionais. Esse dia é muito importante, pois homenageamos todos os funcionários que atuam na gestão escolar, para que assim possam ter reconhecimento e a valorização”, afirma a educadora.