Anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite na tarde desta terça-feira, 31 de março, durante entrevista coletiva

As aulas na rede pública estadual seguem suspensas até o dia 30 de abril, conforme anúncio feito pelo governador Eduardo Leite. A decisão foi divulgada em entrevista coletiva. Até então, a suspensão estava prevista para seguir até o dia 3 de abril. A nova data estará publicada em decreto na quarta-feira, 1º de abril. Segundo o chefe do Executivo gaúcho, a decisão prioriza a saúde da população gaúcha, mediando a situação do novo coronavírus.

Embora na maioria dos casos não desenvolvam a doença com gravidade, jovens e crianças são considerados transmissores do coronavírus.

Inicialmente, as aulas da rede pública estadual haviam sido suspensas até o dia 2 de abril, de acordo com o Decreto 55.118. Universidades e instituições de ensino haviam definido, também, datas para o retorno, mas, agora, com o novo decreto, todas as aulas em todas as instituições de ensino no Estado ficam suspensas.

Para evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, foi implementada a metodologia das aulas programadas, envolvendo diversos recursos pedagógicos e tecnológicos os quais as escolas dispõem, incluindo plataformas digitais e aplicativos variados.

As atividades desenvolvidas por meio das aulas programadas estão disponibilizadas de modo que todos tenham acesso, seja por mensagens de WhatsApp ou Facebook, compartilhamento de arquivos de áudio e vídeo, por e-mail, por salas virtuais ou até mesmo pela entrega de materiais didáticos nas áreas rurais do Estado.

Neste período, professores da rede participam do módulo 2 do curso on-line sobre a elaboração do Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, contando com a participação direta de mais de 42 mil docentes.

Governador Eduardo Leite atualiza informações sobre o enfrentamento ao coronavírus no RS.

Publicado por Governo do Rio Grande do Sul em Terça-feira, 31 de março de 2020

Fonte: Redação e Secom RS
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini