O fim de semana passado foi de competições importantes no levantamento de peso (ou powerlifting) e no mas-wrestling, na região da serra. As provas garantiram vaga aos Campeonatos Mundiais dos esportes, que têm data prevista para o final do segundo semestre. Dois atletas que treinam em Bento Gonçalves carimbaram as vagas por conta dos bons resultados nos torneios que aconteceram em Caxias do Sul, no sábado, 10 de junho.

As competições disputadas em Caxias foram o Sul-Americano de Powerlifting e o Campeonato Brasileiro de Mas-wrestling. O primeiro esporte é também conhecido como levantamento de peso; o segundo é chamado de luta com bastão – esporte muito praticado no território russo. A competição continental garantiria aos campeões a vaga no mundial dos Estados Unidos, em novembro. Por sua vez, o campeonato brasileiro funcionaria como uma seletiva para o mundial de mas-wrestling da Russia, em dezembro.

Por conta disso, Carla Cogorni, natural de Bento Gonçalves, teve sua vaga nas duas competições confirmadas. Ela sagrou-se campeã sul-americana no levantamento terra e também no levantamento de supino. Na competição de mas-wrestling, Carla também garantiu o ponto mais alto do pódio, na categoria 85 kg.

Ricardo Vieira, da capital Porto Alegre, mas que treina junto com Carla (que é sua esposa), foi campeão sul-americano de levantamento de peso no Power Bíceps também de Push Pull. No mas-wrestling, ele terminou na quinta colocação em nível nacional e também foi selecionado para o mundial.

Com a confirmação dos resultados e a consequente convocação de ambos para a Seleção Brasileira, Carla e Ricardo já planejam a ida aos Estados Unidos e à Rússia. A falta de apoio, entretanto, pode ser um dificultador para que o casal atleta possa participar dos torneios mais importantes dos calendários oficiais de ambos esportes. “Por enquanto não existe patrocínio nenhum para nós, atletas. E esse problema também atinge as academias que precisam dar uma força para os atletas”, explica Carla. A luta por verbas para competir está no começo, segundo eles.

Por enquanto, os atletas seguem exaustivamente a rotina de treinamento. “A gente treina há muitos anos, diariamente”, conta Carla Cogorni. A preparação visa ao Campeonato Mundial de Powerlifting, em Las Vegas, e também ao Campeonato Mundial de Mas-Wrestling, que acontece na Rússia – em novembro e dezembro de 2017, respectivamente.