Bento Gonçalves garantiu mais um semestre com integrantes na selecionado gaúcho de Taekwondo. Dois atletas também conquistaram a vaga para a Copa do Brasil da modalidade, que acontece em novembro. Além dos dois selecionados, outro será suplente após as campanhas do domingo, 22, em Guaíba.

Na Seletiva do fim de semana passado, os atletas da Academia Zago – e que também representavam a Sociedade Recreativa Botafogo de Bento Gonçalves – conquistaram resultados importantes para a sequência do ano. O grupo colocou, mais uma vez, representantes no selecionado estadual que participa do mais importante torneio nacional do segundo semestre – no quesito pontuação de ranking.

Manutenção de uma vaga

No primeiro semestre, a atleta Eduarda Demarchi, treinada pelo Mestre Volnei Zago, havia participado do Campeonato Brasileiro da modalidade, ao representar a Seleção Gaúcha de Taekwondo após classificação em seletiva passada. Dessa vez, a participação em torneios nacionais foi confirmada mais uma vez na categoria Juvenil até 63 kg. Eduarda garantiu a participação na Copa do Brasil após desistência da adversária.

Na participação do Campeonato Brasileiro, Eduarda ficou entre as principais competidoras nacionais de sua categoria. Ela avançou até as quartas de final. Na Copa do Brasil, a expectativa é de melhora de rendimento após a experiência adquirida nos campeonatos nacional e regionais.

Conquista inédita

A campanha de Winicius (e) foi elogiada pelo Mestre Volnei Zago (Foto: Lucas Delgado)

O outro selecionado para o torneio nacional e para a Seleção Gaúcha foi Winicius Bruckmann. Pela categoria Juvenil até 63 kg, o jovem venceu os adversários nas seletivas aberta e fechada.

De acordo com o Mestre Zago, Winicius superou as expectativas durante a participação no torneio. “Apesar de ótima atuação da equipe, como um todo, o destaque fica para o Winicius. Ele é faixa-vermelha, portanto ainda candidato à faixa-preta. E venceu todos os adversários que possuíam faixa-preta. É muito difícil, no estágio dele, fazer frente aos mais avançados. Ele surpreendeu pela performance que teve em todo o campeonato contra adversários teoricamente mais fortes”, explica.

Atleta fica com a suplência

Além dos dois classificados, Victor Bruckmann também chegou próximo da seleção. Na categoria Cadete até 33 kg, o bento-gonçalvense acabou derrotado na luta final da Seletiva Fechada por conta de uma penalização dada pela arbitragem do duelo. Mesmo assim, Victor fica com a possibilidade de participação na Copa do Brasil em caso de desistência do melhor classificado no processo seletivo.

Os competidores da Zago Academia participarão da Copa do Brasil, torneio que garante 15 pontos no ranking nacional da modalidade. A XXVII Copa do Brasil de Taekwondo acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, em Brasília. Serão disputadas seis categorias no Ginásio do Minas Brasília Tênis Club.