Entre os dias 12 e 14 de abril, Curitiba, foi sede das provas do Circuito Caixa de Paralimpíadas. Vinícius Felipe da Silva Dutra foi o representante de Bento Gonçalves nas provas de atletismo e quase obteve vaga para a etapa nacional.

Dutra competiu nos 100m e 200m e nas provas de salto em distância na categoria T46, que inclui os portadores de deficiências nos membros superiores e inferiores. Ele conta que a vaga para etapa nacional não veio por segundos. “Tanto no atletismo quanto no salto em distância a classificação escapou por dois segundos”, recorda.
Para o atleta, as provas contribuíram também para seu desenvolvimento pessoal. “Nestas horas, a gente vê um mundo diferente. Encontrei pessoas com limitações maiores que as minhas e que se superam a todo instante, mostrando que são capazes de fazer aquilo que gostam, sem ficar reclamando da vida”, ensina.

Vinícius conta ainda que após a prova, o atletismo entrou de vez em sua vida. “Venho treinando há pouco mais de um mês e por ser a primeira competição, acho que tive bom desempenho, apesar de não conseguir os índices para as etapas nacionais. Voltei de lá com outra mentalidade, incentivado e com potencial para ir mais longe”, reconhece.
Vinícius, tem o apoio do Hospital Tacchini, local em que trabalha na recepção do prédio B.