O Procon de Garibaldi registrou um crescimento de 25% nos atendimentos em 2017, de acordo com o relatório do órgão, divulgado nesta semana. Foram realizados 1.491 atendimentos a consumidores ao longo do ano, em sua maioria, referentes a telefonia, a exemplo do ano anterior.

Os tipos de reclamações mais frequentes foram relacionados a telefonia, produto, serviços financeiros, privados, água, luz e atendimentos diversos.

Para a coordenadora executiva do Procon de Garibaldi, Luciana Lima Saleh, o crescimento das demandas é devido à dificuldade dos consumidores em conseguir cancelar planos e serviços de telefonia, e acesso a faturas e boletos para pagamento.

Reclamações on-line
A novidade para 2018 é a plataforma de serviços de reclamações de consumidores pela internet. A partir deste ano, todas as queixas referentes a telefonia devem ser feitas pelo site www.consumidor.gov.br. “Além de ser ágil e contar com 85% de resolução, o serviço de reclamações virtuais gera economia em despesas de correios e envio de notificações”, destaca Luciana.

Para os consumidores hipervulneráveis (não alfabetizados e idosos), o registro de reclamação pode ser feito diretamente no Procon Municipal, localizado na rua Irmão José Sion. 390, sala 2 (antigo prédio da Pindorama). O atendimento ocorre das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3462-8170.

Ranking de reclamações

1º) telefonia (fixa e móvel): 511 registros
2º) produtos: 383 registros
3º) financeiros (cartões de crédito, bancos, seguros, etc): 269 registros
4º) serviços privados (internet, TV por assinatura, jornais e revistas): 138 registros
5º) serviços de água e luz: 32 registros
6º) atendimentos variados: 158 registros