Em encontro realizado na quinta-feira, 22 de janeiro, os representantes das secretarias municipais de Turismo de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul Canela, Gramado, Nova Petrópolis Petrópolis e Porto Alegre decidiram pela criação da Associação Gaúcha de Secretários e Dirigentes de Turismo (AGTUR). O objetivo é fortalecer a representatividade e ampliar a promoção do turismo dos municípios do Rio Grande do Sul.

A aproximação entre os destinos se iniciou em 2009 com a formatação do primeiro roteiro integrado do Rio Grande do Sul com a marca “Caminhos Temperados – Charme e Cultura do Sul”, apresentando aos mercados do Brasil e do exterior um destino regional, diferenciado e caracterizado pela diversidade e o requinte das tradições gaúchas, com ênfase no turismo cultural, rural e de aventura. Em uma segunda etapa promocional, a marca de identificação do destino passou a ser Porto Alegre e Serra Gaúcha. A estratégia é oferecer aos visitantes opções diversificadas e complementares, aumentando a atratividade e a competitividade turística da região.

Participaram do encontro o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante; secretário de Turismo de Canela, Leandro Oliveira; secretária de Turismo de Caxias do Sul, Adriana de Lucena Francisco; secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Daniel Camargo, secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes e a representante da Secretaria de Turismo de Garibaldi Patrícia Meneguzzi. Na reunião, também, foram alinhadas participações feiras e eventos do setor e materiais promocionais conjuntos.