O funcionário público segue detido no sistema prisional. Ele foi de desaparecido, para sequestrado e, por fim, investigado por um crime forjado

Durante a tarde e a noite de terça-feira, 30 de agosto, o assessor da Prefeitura de Farroupilha, Cristian Tonin, constava como desaparecido. O caso, entretanto, teve uma reviravolta no fim da tarde do dia seguinte, na quarta, quando ele foi localizado em Florianópolis, Santa Catarina, após supostamente fingir um sequestro para extorquir dinheiro da própria companheira. Ele já foi detido pela Polícia Civil e se encontra no sistema prisional do estado catarinense.

Do sumiço ao suposto sequestro

O caso de Tonin iniciou após sua esposa ter registrado o seu desaparecimento na delegacia de Farroupilha. De acordo com ela, até o fim da tarde daquela terça, ele não havia retornado para a casa e nem compareceu ao Senac, onde dava aulas. Neste momento, os policiais consideravam a situação dele como de alguém desaparecido.

A situação mudou na manhã de quarta, quando a companheira começou a receber ligações de um suposto sequestrador, que alegava estar com o assessor sob cárcere privado. Uma quantia em dinheiro foi solicitada para que ele pudesse ser solto. O incidente foi repassado para a delegacia, que começou a moldar outro tipo de investigação.

A Polícia Civil de Farroupilha conseguiu refazer um mapa do paradeiro de Tonin naquelas últimas 24 horas. Ele havia comprado passagens de ônibus para ir a Bento Gonçalves, e depois, foi em direção a Porto Alegre, também de ônibus. Por fim, da capital, ele seguiu viagem para Florianópolis, onde chegou no fim da noite de terça.

Ele tinha uma passagem de volta para Porto Alegre comprada, e foi por conta desse destino que a polícia de Santa Catarina, informada pela de Farroupilha, conseguiu abordar ele na rodoviária. Ele estava em posse de duas armas de fogo, em seu nome. Ele foi preso e autuado em flagrante pelo porte ilegal de arma de fogo.

Exoneração

Por conta de todo o incidente, a Prefeitura de Farroupilha decidiu por exonerar Tonin de seu cargo público. A portaria, de nº635, foi publicada ainda nesta quarta-feira, em uma edição extra. Ele estava lotado no Gabinete do Prefeito, em cargo de comissão interino de Assessor de Gestão e Ouvidoria.